Quem é o culpado?

Já fazia um bom tempo que nosso ex-Ministro das Finanças não fazia algum tipo de comentário, o que para comentaristas como eu é muito ruim. Mas finalmente ele não aguentou, pois imaginando que sua chefe possa ser reeleita, achou importante se mostrar vivo. Hoje foi noticiado em todos os cantos que o FMI reduziu suas estimativas de crescimento, across the board como se diz em inglês. Nenhum país escapou, e com o Brasil não poderia ser diferente, agora aquela instituição projeta um "NanoPIB" de 0,3%, substituindo a previsão anterior de 1,3%.

" O Fundo contava com uma recuperação das economias avançadas e um desempenho melhor dos emergentes, e nada disso aconteceu". Ah, bom Sr. Ministro, a culpa é do resto do mundo pelo não crescimento por aqui, agora a inflação, o déficit público, as contas externas e todo o resto, é culpa de quem? Ele comunicou que não participara da reunião do FMI nesta semana por causa do segundo turno, o que é bastante estranho, vai fazer campanha para a Dilma? Eu imagino que a candidata não ficará muito feliz, pois seu envolvimento somente subtrairá votos da mesma. O mais provável é que ele decidiu não ir, para não passar vergonha!

 Mas o problema de falta crescimento no mundo não é um assunto agradável. O gráfico a seguir mostra claramente, como as expectativas vêm se frustrando, ano após ano.

A verdade é que o mercado está esperando uma recuperação dos países emergentes, principalmente da China, que não vem acontecendo, e ao contrário do que nosso Ministro quer fazer crer, o culpado do não crescimento global é causado pelos países emergentes e não o contrário, os desenvolvidos, já esperava-se um período mais fraco.

As bolsas no mundo estão reagindo a este cenário mais duvidoso, com quedas nos últimos dias. Na ilustração abaixo, encontram-se os 6 principais índices, sendo que 5 deles romperam alguns pontos importantes do ponto vista técnico. O único que ainda não rompeu, é o SP500, onde todas as apostas se concentram na recuperação. Conseguira ele, reverter a tendência global?



Já fazia um bom tempo que não comentava sobre o SP500, meu último post seus-10-mais-10, eu tinha acabado de ser stopado numa venda deste índice, veja meus comentários: ...Recentemente fomos stopados num trade do SP500, os indicadores pareciam oferecer uma oportunidade, no mínimo de curto prazo. Mas não foi o que aconteceu, com uma mísera retração de menos de 5%, o índice reverteu e encontra-se nas máximas históricas. E agora, o que esperar? Minhas análises apontam para novas altas, existem alguns parâmetros indicando "cansaço", mas ele (SP500) tem provado muita resistência...
- David, me lembro, até sugeri que você entrasse comprando.
Sim, veja minha resposta: ...Você pode me chamar de covarde, e talvez até de teimoso, mas sigo também meus instintos e quando eles me dizem que está perigoso, prefiro não entrar... Desde então, veja o que aconteceu.


Depois de atingir uma máxima de 2.020, iniciou um movimento de baixa, encontrando-se hoje ao redor de 1.930. Eu ainda não consigo dizer que o mercado está entrando num movimento de queda mais profundo, tanto meus indicadores técnicos quanto o formato desta queda, não sugerem isso, talvez uma correção mais forte. Nos próximos dias poderemos ter uma ideia melhor da extensão que esta queda pode atingir. Em todo caso, o rompimento da linha anotada em vermelho, é uma indicação de fraqueza. Vamos ver se este tentará recuperar este nível, que hoje, é aproximadamente de 1.960/1.970, nível que atingiu no fechamento!

O SP500 fechou a 1968, com alta de 1,64%; o USDBRL a R$ 2,3826, com queda de 0,70%; o EURUSD  a 1,2737, com alta de 0,57%; e o ouro a U$ 1.221, com alta de 0,93%.
Fique ligado!

Comentários