Os "filhinhos do governo"

É difícil que o assunto desta semana, fuja de política, mais especificamente a disputa presidencial. Eu imagino que os leitores do mosca, em sua grande maioria, estão sendo bombardeados, com mensagens e vídeos nos seus Whatsapp e Facebook, isto por si só, já é um grande avanço em relação as eleições passadas, obrigado Zuckerberg!

Vou começar pelos comentários do Lula, em discurso raivoso no Centro Antigo do Recife. Veja que pérola de conhecimento da história: ..."De vez em quando, parece que estão agredindo a gente como os nazistas agrediam no tempo da 2ª Guerra Mundial. Eles são intolerantes... E vocês querem acabar com o PT, com a nossa Presidente, querem achincalhar ela, chamar ela de leviana. Só pode ser feito por um filhinho de papai"...

Lula, antes de falar tamanha bobagem, te recomendo uma leitura sobre o que aconteceu na 2ª Guerra Mundial, pois no máximo leu e deturpou a realidade. Posso falar com conhecimento de causa, pois minha mãe foi uma sobrevivente de um dos maiores horrores da história. Se isto que o Aécio fez é agressão, o que o PT faz é o que então? Pois é, agora está claro que o que se revelou sobre a Petrobrás pegou no seu calo, a verdade dói. Em todo caso, não vou dar muita importância a estas declarações, pois parece que o Lula não está em boas condições físicas, basta ver a cor de seu rosto e sua voz, deve estar sendo afetado por isso.

O economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do BC, vem criticando a política econômica do governo atual. Isto quase lhe custou ser processado pelo BC, e não fosse um forte repúdio por parte de um sem-número de economistas e pensadores, estaria agora buscando se defender de sua liberdade de expressão, direito explícito na nossa Constituição. Hoje ele escreveu um artigo sobre conceitos econômicos, para que a Dilma evite cometer gafes elementares em suas argumentações, durante os debates folha.uol/A.Schwartsman. Mas ele mesmo não acredita que ela leia, pois comenta: ..."Aliás, considerando seus maus-tratos à língua, não tenho a menor ilusão que leia qualquer coisa".... Entretanto, para os leitores do mosca, é diferente. Ele explica, de uma forma simples, o quão levianos são os comentários dela".

A caminho do escritório, passei por uma obra que tinha alguns cartazes na calçada em pró da Dilma. Confesso que tive vontade de chutá-los, mas me contive, afinal sou ou não civilizado? Ao me acalmar, percebi que é o mesmo sentimento de raiva que o Lula está sentindo. Raiva não é bom! Em seguida, tive um insight: Existe diferença entre um filhinho de papai que vive as custas de seus pais, e as famílias que recebem o bolsa família do governo?

- David, parece que você perdeu a noção da realidade! Ora, um usa o dinheiro para se divertir e o outro para sobreviver, como podem ser iguais?
É natural que eu saiba, do ponto de vista social o segundo é totalmente justificável. Acontece que ambos não podem ser perenes, tem que ser temporário. O filhinho de papai, se não lhe colocar um limite, vai acabar com o patrimônio da sua família, um parasita. Já o "filhinho do governo", se não lhes forem dadas condições para aprenderem uma profissão, ficarão dependentes do governo. É neste ponto que o programa bolsa família peca, não existe nenhuma estatística que mostre que, dos 50 milhões, quantos passaram a ter uma vida digna, livrando-se desta dependência financeira. Aí sim, a Presidenta poderia se orgulhar, pois do mesmo modo que um paí não quer ter um filhinho de papai para sempre, nenhum governo deveria se orgulhar de ter um número crescente de dependentes no bolsa família.

A bolsa americana vem se recuperando da queda deste último mês. Entre o ponto máximo atingido no final de setembro e a mínima no dia 15/10, o SP500 perdeu 11%. No post quem-é-o-culpado fiz os seguintes comentários: ...Eu ainda não consigo dizer que o mercado está entrando num movimento de queda mais profundo, tanto meus indicadores técnicos, quanto o formato desta queda, não sugerem isso, talvez uma correção mais forte ... Citei também a importância da linha anotada no gráfico abaixo, e a necessidade que esta seja recuperada.
A mais longo prazo, não parece que a grande queda começou a partir da máxima de 2.020, porém, acredito que, no curto prazo, uma queda até 1.760 é possível (1). Vou propor um trade com um bom risco retorno. Durante minha vida,  já observei inúmeras vezes que, em situações como esta onde se rompe uma linha forte, existe uma tendencia a voltar aquele ponto, antes de cair novamente, the last kiss. Assim, sugiro que ao redor de 1.960/1.970 faça-se uma operação de venda do índice, com um stop a 1.980. Quero deixar claro que, já se poderia vender nestes níveis atuais, mas vou apostar que pode ir um pouco mais.

Assim, não quero críticas do meu amigo se começar a cair já, entendeu?
- David, entendi, mas já vou vender um pouquinho, você anda muito pão duro! Hahahah....

O SP500 fechou a 1.927, com queda de 0,73%; o USDBRL a R$ 2,4860, com alta de 0,23%; o EURUSD a 1,2648, com baixa de 0,54%; e o ouro a US$ 1.240, com queda de 0,67%.
Fique ligado!

Comentários