Faltou combinar com os alemães

Os leitores do mosca já estão cansados de saber, que a frase "combino com os Russos" foi feita pelo Garrincha ao técnico da seleção brasileira. Esta situação é sugestiva e aplica-se em muitas situações da vida. Mario Draghi, Presidente do ECB, tomou uma medida heroica, quando em 2012 declarou: ..." Farei o que for preciso para salvar o euro"... acontece que o BCE não é o FED. No primeiro, o seu principal executivo é escolhido pelos países membros, cujo objetivo é implementar uma política monetária, sujeita a determinadas regras. Agora, o que fez o ECB naquele momento, está sendo questionadas pelo Tribunal de Justiça Europeu.

A principal demanda daquela corte, é julgar se o Super Mario extrapolou seus poderes com a promessa de comprar a dívida dos países afetados. Vejam a seguir declarações de alguns membros da corte: ..." O plano do ECB foi uma usurpação ilegal de poderes, que permitiam a união monetária virar numa união de dívida, sem consultar seus membros"... " As fronteiras entre a política monetária e das finanças públicas não dever ser opaca"... E muitas outras acusando o BCE de financiar o déficit público dos países membros, o que a Alemanha nunca concordou. Não há muita dúvida de qual será a decisão, mas o que coloca em risco as futuras ações do ECB é sobre o conteúdo da decisão, faltou combinar com os Alemães!

Enquanto isso, as más notícias não param de ser publicadas, hoje o governo Alemão reduziu sua previsão de crescimento de 1,8% para 1,2% em 2014 e em 2015, para 1,3%. Um dos fatores principais foi a queda expressiva da produção industrial, de 4% entre julho e agosto.

Já não é de hoje que a situação da Alemanha é muito diferente de seus vizinhos, e agora a tensão está se espalhando para o BCE também, uma vez que, a relação entre Draghi e Jens Weidmann, chefe do Bundesbank, tonou-se impossível, de acordo com o editorial da revista Alemã Focus. O gráfico a seguir explica bem os motivos das discórdias, pois só a Alemanha tem superavit nas contas correntes e nas contas fiscais.

É possível "peitar" os alemães, mas esta ação não terá vida longa, afinal são eles que dão as cartas, haja visto a eficiência de sua economia, se comparada com seus vizinhos. Na minha visão, o sistema monetário único é inviável, pois sistema de câmbio fixo, já está fadado a não funcionar. Agora, se além disso tem que ser aplicado em vários países tão diferentes, é mais inviável ainda. 

Já que o assunto é o euro, vou comentar sobre a moeda única. No post macaca-velha fiz uma reflexão sobre várias estratégias de como operar. Já em relação ao mercado comentei: ...o próximo ponto de interesse é o intervalo entre 1,25/1,245 e logo a seguir 1,24/1,235..., e foi onde ele parou, no primeiro intervalo, com uma mínima de 1,2499.

- Poxa David, deu azar no sue trade, se tivesse aguentado mais um pouco, poderia recuperar a perda.
Ao realizar um prejuízo, sente-se raiva, e ela poderá te dominar e fazer você perder mais, com uma atitude de "vou buscar". O jogo de tênis é de grande ensinamento para estas situações, repare que os grandes jogadores, ao perder um ponto, "zeram" a memória, Começam um novo ponto como se nada tivesse acontecido antes. Se a bolinha foi quase dentro, ou pegou mal na raquete, não importa. Aqui vale o mesmo, estamos sem posição e os indicadores técnicos continuam negativos, isto significa que pode voltar a cair de imediato.

Se o objetivo do mosca fosse de muito curto prazo, entrar e sair em questão de horas, daria para fazer algum experimento na compra, mas este não é o caso. Vou aguardar para buscar um momento de venda, que por enquanto encontra-se na região anotada no gráfico, entre 1,295/1,31.

- Ah,boa ideia, porque você não lança o blog, acertando na pulga! Hahahah....
Isto seria bom, se eu tivesse algumas dezenas de anos a menos!

O SP500 fechou a 1.877, com alta de 0,16%; o USDBRL a R$ 2,3995, com alta de 0,23%; o EURUSD a 1,2655, com baixa de 0,77%; e o ouro a US$ 1.232, com baixa de 0,31%.
Fique ligado!

Comentários