Disparou o alerta


Nestes últimos dias, dois mercados vêm apresentando comportamentos que merecem um acompanhamento mais de perto, primeiro a queda nos preços do petróleo e segundo a queda nas taxas de juros dos títulos americanos de 10 anos. Ambos reagem em função da diminuição das expectativas de crescimento da Europa e Japão, que colocaram alguns membros do FED em dúvidas sobre o efeito na economia americana. Vou deixar o petróleo para amanhã.



Ontem eu participei de uma apresentação de um grande titã do mercado de bonds, Jeffrey Gundlach, que administra a empresa doubleline funds. Sua visão é que o FED não vai subir os juros de acordo com as expectativas do mercado, e enumerou várias razões para sua hipótese. Inicialmente, mostra que neste ano, quase a totalidade dos países, apresentaram quedas nas taxas de juros de seus títulos.

Isto deveria indicar uma desaceleração global que está acontecendo, porém o mercado vem, consistentemente, apostando na alta dos juros, nos USA. O gráfico a seguir mostra a média das projeções dos economistas, coletados pela Bloomberg, comparadas com as taxas de juros destes títulos de 10 anos.


Enfatizou o que venho também apontando, que a maioria das previsões sobre o crescimento do PIB, vêm sendo reajustadas para baixo nos últimos anos. Sua conclusão é que, todas as injeções de liquidez não estão surtindo efeitos concretos. Quando analisa a inflação, nota que não está havendo elevação de custos por parte dos salários, como pode-se verificar a seguir.

A consequência é que a expectativa de inflação futura vem caindo, e em sua opinião isto será suficiente para o FED não subir os juros. Porém, foi na secção de perguntas e respostas que revelou algumas previsões, de certa forma, chocantes.

As taxas de juros de 10 anos, entraram hoje em queda livre, após o anúncio de alguns dados um pouco piores, mas que na minha avaliação não seriam suficientes para tal movimento. Ontem, Gundlach, ao ser questionado sobre o que deveria acontecer com os juros proximamente, disse que se estes caíssem abaixo de 2,20%a.a., iriam rapidamente para 1,75% a.a., Neste exato momento está em 2,02% a.a,, Só a título de informação, ontem tinha fechado naquele ponto crítico citado por ele, de 2,20% a.a. O motivo pode ser visto na figura abaixo, muita, muita gente apostando ao contrário.


Agora vocês estão sentados? Perguntaram qual era sua estimativa para os juros de 10 anos em outubro de 2015. Ao responder, foi contornando, dizendo que é difícil fazer estes tipos de previsões, que pode alterar muito de uma semana para outra, e etc ...., mas finalmente deu seu número: 1% a.a.!
Não vou nem a comentar, somente que, se isto acontecer, o mundo estará muito ruim!

Eu comentei sobre os juros de 10 anos em alguns posts, vou me referir ao mais recente what-fk: ...continuo com os objetivos acima de 2,20% e 2,00%, até segunda ordem ... Agora vejam o que aconteceu, principalmente hoje.

Atingiu a mínima de 1,85% a.a., numa liquidação em massa de posições contrárias, os prejuízos hoje serão enormes, pois é um mercado de apostas com altos volumes. Como eu sempre frisei, não ia fazer nenhuma aposta contrária neste mercado, pois estava muito perigoso, pelas elevadas posições apostando na alta de juros. Como se diz, era a aposta "bater em morto", só que o morto reviveu! Hahahah...

Como último comentário neste assunto, no post acima eu disse: ...Embora eu acredite que o nível ideal para uma reversão é de 2,20% a.a., vou usar a frase do meu ex-sócio Ibrahim Eris ..."ganhar no mercado é como retirar os móveis de uma sala, mas deixe as lâmpadas para os outros"...Aqui eu cometi um grande erro, pois além das lâmpadas, tinha um termendo cofre escondido numa parede falsa! Hahahah...


Sobre as moedas comentei no post acima: ...dólar-dólar não está levando em consideração o movimento dos juros... O euro hoje, já deu um esticão, subindo até 1, 2885, muita gente deve ter sido stopada aqui também. Vamos deixar este assunto para um outro momento e nos atentar ao que acontece com os juros, que passou a ser a bola da vez, o mercado fechou a 2,09% a.a.

- Ei David, espere um pouco, você não disse que a 2% a.a., apostaria na alta?
Sim, porém os juros foram longe demais. Ao atingir 1,85% o estrago está feito e as condições anteriores não são mais válidas, vou ter que estudar novamente, embora concorde que, o fechamento parece um movimento de exaustão.

O SP500 fechou a 1.864, com queda de 0,68%; o USDBRL a R$ 2,4542, com alta de 2,33%; o EURUSD a 1,2809, com alta de 1,20%; e o ouro a US$ 1.237, com alta de 0,40%.
Fique ligado!


Comentários