A Dilma está "Aeciando"?

Durante toda a minha vida, eu nunca vi os dois principais jornais de São Paulo terem exatamente a mesma manchete no dia. Confesso, foi surpreendente o BCB elevar a taxa SELIC para 11,25% a.a. Além dessa ação, uma outra notícia que chama a atenção é o fato de a Petrobrás ter pedido à Justiça para que responda qual a participação de alguns ex-diretores da empresa, no esquema de corrupção envolvendo obras da refinaria Abreu e Lima.

Eu uso muito um ditado que tem se mostrado verdadeiro, "as pessoas inteligentes aprendem com os erros", será que este é o caso da Presidenta Dilma? Suas primeiras ações levam a esta suspeita, é lógico que somente o tempo poderá confirmar. Acho que os debates fizeram muito bem a então ex-Presidenta. Sim, pois ela resolveu mudar desde então. De tanto que o Aécio falou que a inflação estava perigosamente fora de controle traçado pelo governo, que ela, ou melhor o BCB resolveu agir, correndo o risco de ser muito criticado pelos empresários.

Antes queria agradecer a confiança dos leitores pelo fato do post Dilma-melhor-opção-para-o-momento, ter batido todos os recordes de leitura, num espaço de  tempo tão curto desde que foi postado. Até o momento 320, obrigado! Lá tracei um cenário sombrio para os próximos anos, onde o governo seria prisioneiro da situação, imaginando que buscaria manter sua gestão anterior. Agora, se realmente fizerem mudanças de postura, no sentido de medidas corretas do ponto de vista econômico, vou mudar de opinião, e porque não aplaudir. Sem que com isso, eu aprove as corrupções em que o PT esteve envolvido, e vários de seus membros. As suspeitas devem ser esclarecidas, inclusive as que pairam sobre a Presidenta e o Lula.

Estou me sentindo melhor desde que as eleições terminaram, e fico me indagando qual seria o motivo. Hum ... claro, seria o fato de a incerteza ter terminado, acabou a dúvida de quem ganharia a eleição. Outra que suspeito é que a sociedade saiu vitoriosa, uma vez que a oposição, onde me incluo, sentiu que tem poder para questionar o que se está fazendo. Talvez esteja surgindo um Brasil melhor.

No Hemisfério Norte, o FED anunciou o que se esperava, parou os helicópteros e deu um tom um pouco mais otimista sobre o mercado de trabalho. Porém, manteve a frase .."considerable time"... para subir os juros. O mercado teve uma interpretação dividida quanto aos ativos: a bolsa leve alta; o dólar x dólar, para cima; e os juros uma estável. É importante que os leitores entendam, que o que terminou, são os helicópteros novos, pois os velhos continuam no ar, descendo somente para reabastecer. Traduzindo, renovam os títulos no vencimento. Abaixo a expansão de seu balanço, durante todos estes anos.


Outro comentário que também capturou a atenção, foi a do ex-Presidente do FED, Alan Greenspan, ao dizer que os programas conhecidos como QE, não funcionaram: ...Effective demand is dead in the water and the effort to boost it via bonds buying, has not worked"... Ao final, disse o seguinte sobre o ouro: ..."Gold is a good place to put money these days given its value as a currency outside of the policies conducted by governments"...Em português claro, cuspiu no prato que comeu! Agora parece ficar claro, que ele não gostava muito do Bernanke e sua turma, pois são críticas contundentes á política recente do FED.

O ouro pela manhã estava flertando com o stoploss em US$ 1.205,  assim liquidamos nossa posição. Ficamos alguns dias, e saímos no zero a zero. Eu alertei várias vezes que estávamos operando contra a tendência, estas situações são difíceis e as vezes dão errado. Agora tomem cuidado para não virarem torcedores, teimando na posição, "stopou está stopado"! O ouro está tão largado, que nem recomendações do poderoso Greenspan para comprar o metal, funcionam mais! Hahahah ...

Outro ativo que não está se comportando como eu esperava, ou gostaria, é o euro. No post sinais-de-fogo, fiz os seguintes comentários: ...Vou aguardar para buscar um momento de venda, que por enquanto encontra-se na região anotada no gráfico, entre 1,295/1,31... A cotação máxima chegou a 1,2885, perto do primeiro intervalo.


Por mais que possa parecer teimosia, ainda vou ficar com minha premissa de vender o euro num ponto melhor. O que eu vou mudar, é o preço de execução do trade, agora o nível é 1,2950, e caso chegue lá, defino posteriormente o stoploss.

- David, você não está torcendo? Teve várias oportunidades para vender, e sempre fica esperando.
Você tem razão parcialmente, pois no mês de outubro, tirando os dias de extremo, o euro negociou entre 1,26 e 1,28, assim não teria ganho nada! Eu só admito sua afirmação, se ele romper o nível de 1,25, aí sim, dou minha mão a palmatoria, e digo mais, isto significa que o euro está muito, muito fraco. Minha expectativa baseia-se no fato que, a queda baixo de 1,25 agora, é num cenário pouco provável do ponto de vista técnico. Não gosto de apostar assim!

O SP500 fechou a 1.994, com alta de 0,62%; o USDBRL a R$ 2,4021, com queda de 2,39%; o EURUSD a 1,2610, com queda de 0,17%; e o ouro a US$ 1.198, com queda de 1,08%.
Fique ligado!


Comentários