Quando o futuro é hoje

No início dos anos 90, eu e um grande amigo da faculdade, costumávamos a caminhar pelas ruas de São Paulo. Naquela época ainda não era comum ver dois adultos caminhando pelas ruas logo pela manhã.

Este meu amigo, além de estar na minha lista dos Top 5 de mais inteligentes que conheço, é empresário do ramo têxtil. Talvez nós fomos os precursores do Whatsapp, pois quando um ligava ao outro para confirmar a caminhada, as palavras eram: "7 horas flores" e só. Era entendida como, estou confirmando te encontrar as 7 horas, nesta quinta-feira, na esquina da floricultura. Ah, tínhamos também uma outra condição que, se o chão estivesse molhado, ou nuvens pretas no céu, a caminhada era cancelada automaticamente, bons tempos!


Como mencionei, mesmo ele não sendo do mercado financeiro, entendia perfeitamente sobre todos os ativos, podia trocar muitas ideias com ele. Além disso, também conversávamos sobre o seu negócio, e me recordo que naquela época ele exportava para os USA. Ao ouvir a enorme dificuldade deste setor, pois já naquele momento, os custos de mão de obra eram elevados se comparados com os outros países, a ineficiência local, elevados impostos e todos os outros que os industriais conhecem bem, só tinha o câmbio que podia salvar. Num belo dia eu disse: "Acho que você deveria abandonar este setor, pois depender da taxa de câmbio é como depender da droga, um dia você vai ficar na sarjeta", e ele concordou sem pestanejar.

Passados 25 anos, acho que minha visão estava correta, se existe setor que foi e é castigado ao máximo, o têxtil ganha medalha de ouro! Fiz um outro alerta logo que comecei o mosca, no post está-na-hora-de-procurar-outra-vaca, onde eu explico os motivos pelo qual acredito que as oportunidades do mercado financeiro tendem a diminuir: ...Este ano o número de demissões nos bancos, dos países desenvolvidos, já alcança 120.000. Não escapa nenhum, dos melhores (Goldman Sachs) aos piores... É verdade que eu imaginava que a queda da bolsa seria o motivo de diminuição no número de empregos, porém é na área de renda fixa que se observa este fenômeno, recentemente.

Uma matéria publicada pela Bloomberg, comenta o declínio desta área de negócios ..."No passado era onde você poderia encontrar os mais talentosos profissionais, as mesas de operações eram compostas por centenas de pessoas conversando nos telefones, era palpável, como um evento esportivo"... comenta Kerry Stein, responsável pela mesa do Llyods Securities, e atua neste mercado desde 1985.

Embora o mercado de bonds tenha crescido mais de 15% desde 2008, o volume transacionado diariamente caiu mais de 20%, como pode-se ver nos gráficos a seguir.
O principal motivo para este movimento inverso, é que os compradores e vendedores são correspondidos diretamente por transações eletrônicas, eliminando a intermediação dos bancos. As remunerações dos traders reduziram-se em 50% em media. Como consequência, o número de funcionários, numa das empresas entrevistadas, foi reduzido em 30%. O restante da reportagem, é de depoimentos de autos executivos, que no auge de sua carreira profissional, foram obrigados a buscar novas áreas de atuação.

Embora os motivos que estão ocasionando a diminuição da atratividade profissional no mercado financeiro sejam a tecnologia e no caso dos bonds, a falta de volatilidade, o movimento é neste sentido. Se ao contrário, as bolsas ainda estão dando oportunidade para estas vaquinhas fornecerem leite, não vai ser por muito tempo, pois como eu notei no post ...Daqui a pouco "banco vai ser banco", mais salário menos bônus...

É provável que eu e este meu amigo vamos nos lembrar no futuro desta previsão, quando estivermos tomando um café no shopping, pois a caminhada seria a passos de tartaruga, se Deus quiser! Hahahahah....

Hoje o BCB resolveu aumentar o volume de dólares oferecido ao mercado, passando de US 300 milhões diários, para US$ 750 milhões. Talvez a possibilidade de continuar por mais um mandato Presidencial, deu motivação à equipe para agir, uma vez que a disputa está literalmente empatada, segundo os últimos dados do IBOPE. Em função disso, o real teve uma tímida recuperação pela manhã, mas neste momento encontra-se praticamente estável ao fechamento.

No post mesa-de-operações-um-mito, defini uma tabela para acompanhamento das alternativas que tracei:
< R$ 2,40 - todas ainda no páreo.
< R$ 2,42 - triângulo e up now.
> R$ 2,45 - up now.


A opção mosca, está descartada, restando tão somente: triângulo e up now. Embora seja muito pouco provável, se o dólar fechar hoje abaixo de R$ 2,40, ainda fica uma pequena chance para a alternativa mosca.
A situação atual do USDBRL, do ponto de vista técnico, está me deixando confuso, vejamos minhas dúvidas: Como já tinha observado antes, o movimento anotado na elipse em azul é característico de uma correção, assim ele tem "cara" da opção triângulo; já o contido no retângulo em verde tem "cara" de up now, porém deveria ter sido acompanhado com um aumento no volume transacionado (vermelho), o que não aconteceu.

- David, pode parar! Você quer jogar a decisão para nós?
Eu realmente me perguntei nestes últimos dias se estou torcendo para o dólar cair, afinal seria um call fora do consenso, e é gratificante vencer o Golias de novo! Hahahah... Só o tempo vai poder dizer, e parece não estar muito distante, basta o USDBRL negociar acima de R$ 2,45. Mas os pontos que levantei acima, têm que ser considerados.

Se eu errar, só posso dizer que não foi a primeira vez e nem será a última, mas o que mais importa é não arriscar recursos, só porque eu tinha uma ideia que não está se concretizando, sem limites. No caso específico do USDBRL, se vocês se lembram, fomos estopados onde-está-Obama ... embora tenha ficado no limite do stoploss, vou considerar encerrada a posição com resultado zero no preço, porém ao se considerar que foi efetuada no dia 04/06, com os juros deste período, este trade resultou num ganho de aproximadamente 1,75% ... e desde então não propus mais nenhum trade, embora tivesse o call de queda, mas não quis arriscar.

Queria aproveitar e desejar aos leitores da Colonia Judaica, Shaná Tova! E que neste próximo tenham um ano doce, e com ótimas notícias no curto prazo. Entenderam? Hahahahah....

O SP500 fechou a 1.998, com alta de 0,81%; o USDBRL a R$ 2,3857, com queda de 1,02%; o EURUSD a 1,2778, com queda de 0,51%, e dentro do intervalo que sugeri no post de ontem modelos-matemáticos; e o ouro a US$ 1.216, com queda de 0,49%.
Fique ligado!

Comentários