Password: Considerable time

Hoje no final da tarde teremos o anúncio da minuta do FED, e em seguida uma seção com a Yellen de perguntas e respostas. Desde o término das férias no hemisfério norte, os analistas resolveram apostar que a época dos helicópteros está no fim, e mais dia, menos dia os juros terão que subir para um nível minimamente decente. Assim, desta reunião é importante saber se haverá alguma modificação nos termos usados.

Vários relatórios e opiniões sobre o que o FED pode fazer ou não, foram elaborados nestes últimos dias, que podem ser resumidos em uma única ação, nos textos anteriores, quando comentava sobre os juros, a autoridade repetiu por vários anos, que os juros ficariam baixos por um tempo considerável - considerable time - O mercado elegeu este termo como o seu password, assim se ele for retirado, será interpretado que os juros deveriam subir daqui a 6 meses, caso contrário, tudo fica postergado.

Dois pontos importantes que devem ser considerados nesta reunião são: primeiro que os dados de emprego, este mês, não foram muito positivos e hoje pela manhã, foi publicado o CPI, indicie de inflação, em -0,2% e excluindo-se alimentos e combustíveis 0%, ocasionando uma retração em bases anuais para 1,7% a.a em ambos.


Na última reunião em que houve a seção de perguntas e respostas, a Yellen baixou o tom do pessoal que estava dizendo que o FED iria ser pego de calças curtas, uma vez que, a inflação tinha subido recentemente, Ela, disse que, aquela alta, era um noisy e que a inflação ainda estava em níveis inferiores aos objetivos traçados pelo FED. Acertou na mosca! Acredito, que se o password for alterado, os mercados irão reagir como o esperado: alta dos juros e do dólar, a bolsa tenho dúvidas.

O Wells Fargo Bank, através de seu economista, publicou suas estimativas para a taxa de juros, que eu republico abaixo, com um adendo do mosca, para 2017. Claro que não é minha previsão, apenas usei o raciocínio utilizado por esta instituição e completei o ciclo de alta, que deveria terminar com uma taxa de 3,5% a.a.


Se estes níveis se concretizarem, os juros dos títulos do governo americano deveriam situar-se de acordo com a tabela abaixo:


Como pode-se ver, o problema seria maior nos títulos acima de 2 anos, onde os juros deveriam sofrer uma forte correção, se podemos classificar de forte 0,37% a.a. Mas num mundo de"volatilidadizinha" qualquer espirro é resfriado! Hahahah....

Depois da reunião do ECB, onde o Super Mário resolveu abrir os bolsos e anunciar helicópteros a vontade, o euro levou um tombo para 1,29, e está morfando por aí. No post super-Mario-surpreendeu eu comentei: ...vamos aguardar o próximo ponto a 1,29. Antes que você pergunte, não vou me envolver na venda agora, de jeito nenhum ... 

Pelo menos o euro respeitou um ponto tecnicamente importante de 1,29, mas também não apresentou nenhuma recuperação decente, pelo contrário ainda está vulnerável. Amanhã será realizado o primeiro leilão de linhas que estará disponível aos bancos pelo prazo de 4 anos. Sem dúvida este é um fator importante para a moeda única, mas também hoje a tarde se a Yellen mudar o password, é provável que o euro caia, afinal é melhor ganhar juros de 1% a.a. em dólares, do que 0% a.a. em euros. Será que chegamos neste grau de "requinte", que os dólares deveriam valer muito mais por causa desta mísera diferença?

Eu pretendo comentar amanhã com mais detalhes a minuta e a seção de perguntas e respostas com a Presidenta do FED Janet Yellen, mas neste meio tempo quero adiantar que o termo considerable time, ficou mantido com algumas alterações nas projeções dos juros. Isto foi suficiente para o mercado crer, que o juros vão subir antes, então o dólar e os juros subiram, e a bolsa também, nada muito expressivo, mas foram neste sentido.

Finalizando, o dólar subiu contra o real, mesmo com a Marina melhorando sua posição na última pesquisa publicada ontem pelo IBOPE, reforçando minha tese que o que importa no momento é como o dólar se comporta no exterior. Vamos ver amanhã, como os meios de comunicação vão enfrentar esta discrepância em seus raciocínios.

O SP500 fechou a 2.001, com alta de 0,13%; o USDBRL a R$ 2,3589, com alta de 1,15%; o EURUSD a 1,2873, com queda de 0,67%; e o ouro a US$ 1.222, com queda de 0,98%.
Fique ligado!

Comentários