Os "Selfies" escondem a solidão?

Eu já fiz menção a esta nova onda mundial, com a facilidade de tirar fotos nos celulares, agregado a popularização das redes sociais, leia-se Facebook, até candidato a Presidente tem tirado "selfies" com seus eleitores. Mas será que esta nova mania esconde algo por traz?

Uma informação que tive acesso pela manhã, me deixou um pouco intrigado, ou melhor, preocupado. Nos USA mais de 124,6 milhões de pessoas são solteiros, isso representa 50,2% da população com idade superior a 16 anos. Só para se ter uma ideia da sua evolução, em 1976 esta percentagem era de 37,4%. Isto com certeza tem implicações na economia, sociedade e política.

O número de americanos que nunca casaram subiu para 30,4% vindos de 22,1% em 1976, enquanto a proporção dos que são divorciados, separados ou viúvos cresceu para 19,8% de 15,3%. Será então, que as pessoas estão postando fotos "selfies" em substituição as fotos de famílias? Afinal, todos são compelidos a postarem alguma coisa, caso contrário serão esquecidas em suas redes de contato. Ou seja, o Facebook está permitindo um certo alívio aos solitários, ao dar a errônea sensação que as redes sociais são um substituo das relações interpessoais!

Uma outra separação ganhou destaque neste final de semana, não é sobre um casal famoso, mas sim um referendo que vai se realizar no próximo dia 18/09, sobre a possível separação Escocesa do Reino Unido. Depois de várias guerras no passado entre os escoceses e ingleses, culminou em 1707 com a promulgação de um Ato de União, criando o Reino Unido.

Depois das pesquisas apontarem mais de 50% para a separação, a libra não gostou e caiu ontem mais de 1%. Segundo os especialistas, se confirmado a opção do sim, implicará uma queda do primeiro-ministro, David Cameron, e elevará o risco do Partido Trabalhista, o PiTi deles! Hahahahah ... subir ao poder, e nos sabemos bem, o que isto significa. Neste caso, espera-se o abandono das concessões de impostos dadas aos estrangeiros, elevação de taxas, aumento de gastos públicos, e etc .... a cartilha clássica. Assim, os analistas imaginam um cenário ruim para os investimentos, e sugerem a venda dos ativos por lá. Outra dúvida que existe, é se a Escócia adotaria a libra como sua moeda, e de quanto aumentaria o défícit externo da Inglaterra, se 90% do óleo e gás estão na Escócia.

- David, mas o que o selfie tem a ver com a Escócia?
Como já disse inúmeras vezes, não entendo de Ciências Sociais, mas em meu ponto de vista, acredito que existe uma relação entre ambos. De uma forma ou de outra, o fato das pessoas ficarem mais solitárias, gera uma atitude individualista, e isso vale também para as nações, afinal elas são compostas de pessoas que exercem sua opinião através do voto. Veja como está a Europa, de um lado a Alemanha expandindo e de outro lado a França, Itália e outros penando, esta situação não é de equilíbrio. A possível separação, se concretizada, pode fazer a Inglaterra sair da Unidade Européia.

Outra possibilidade que vêm originando estas atitudes "selfies", tem a ver com a ecasses de empregos,  e sobre este assunto o Banco Mundial acabou de soltar um relatório cujo título já diz tudo: O Mundo vive uma crise Global de emprego. Segundo os cálculos desta instituição, serão necessários a criação de 600 milhões de emprego até 2030, somente para acompanhar o aumento de população do mundo ...." Não temos dúvidas que existe uma falta de empregos comuns e qualificados" ..." Não existe uma solução mágica, nos mercados desenvolvidos ou emergentes, para solucionar esta crise" ... " As projeções são sombrias. Tempos difíceis pairam no futuro" ... Relatório pior que este, seria difícil de se imaginar, uma vez que é publicado por um órgão oficial, provavelmente quem fez o estudo ficou apavorado!

Voltando aos mercados, foi só eu mencionar ontem que o real estava contido num pequeno intervalo, para que no final da tarde o dólar subisse mais de 1% contra o real. Eu venho enfatizando que o movimento do real é fortemente influenciado pelo dólar no exterior, e caso haja uma ação de valorização ampla da moeda americana, vai bater também em nossa moeda, com Dilma, Marina ou Levy Fidelix!

E é isto que vem acontecendo recentemente, nada dramático, mas existe um movimento generalizado de valorização do dólar, Como se torna evidente nos gráficos a seguir. A principal alta do dólar foi contra as moedas principais. Abaixo, encontra-se: euro, libra, yen e franco suíço, nesta ordem no sentido horário. Notem também, que para facilitar a leitura, eu adaptei a cotação a fim de que, uma elevação da linha corresponda uma alta do dólar e vice-versa.


Abaixo encontra-se: dólar australiano, real, dólar neozelandês, dólar canadense, peso mexicano e rand sul-africano, no sentido horário. Fiz aqui a mesma adaptação para visualizar a evolução do dólar. A alta apontada em cada moeda é referente ao mínimo que atingiu neste período, e vejam como foi mais contida que as dos países desenvolvidos.


Hoje nossa moeda também está sob pressão por conta de uma nova pesquisa de intenções de voto a ser publicada pelo Data Folha. Os boatos é que, apontaria uma melhora da Dilma. Vamos ver amanhã qual serão os resultados e consequente reação dos mercados, não esqueçam do Nietzsche.

Então não tem bom, o motivo principal da alta da moeda americana deve-se a dois fatores que se combinam: Primeiro que os dados econômicos de uma maneira geral estão melhores por lá, deixando os mercados mais animados, e segundo por consequência, o FED poderia subir os juros antes do esperado. Assim no primeiro grupo aplica-se os dois argumentos,  e no segundo mais o segundo.

- David, então finalmente você vai sugerir a compra de dólares?
Não, pelos motivos já expostos nos últimos posts, inclusive o de ontem. Não se preocupe, se eu mudar ideia, você vai ter inside information! Hahahahah...

O SP500 fechou a 1.988, com queda de 0,64%; o USDBRL a R$ 2,2852, com alta de 0,79%; o EURUSD a 1,2949, com alta de 0,41%; e o ouro a US$ 1.255, sem alteração.
Fique ligado!

Comentários