Modelos matemáticos

Hoje o assunto é controverso, para eu que tenho uma formação baseada na lógica, deveria ser um adepto do uso de modelos matemáticos, com o intuito de projetar dados econômicos. Além do mais, a análise técnica o que seria, senão o uso de ferramentas semelhantes?

Inicialmente, queria fazer uma distinção entre elas, ambas visam a projeção de algum número, no primeiro caso, PIB, inflação, e etc... e no segundo preços de ativos, porém a análise técnica tem duas diferenças: supõe a repetição de movimentos, e estabelece limites onde o analista é obrigado a rever suas hipóteses.

O Federal Reserve Bank of New York, desenvolveu um modelo estrutural sofisticado, com o intuito de entender a economia americana e fornecer previsões econômicas. O modelo denominado de DSGE, que significa equilíbrio geral dinâmico estocástico, além de toda a tecnicidade de variáveis, que não é de interesse dos leitores, um de seus benefícios é que pode proporcionar uma visão para se compreender o comportamento da economia.

Os mentores deste modelo perceberam que em previsões de curto prazo, o DSGE está em desvantagem quando comparados com previsões feitas por profissionais. No médio e longo prazo são mais competitivos, ou superiores as previsões dos economistas.

Este modelo não necessariamente é usado pelos membros do FED, mas certamente faz parte de sua base de consulta, conjuntamente com outros elementos dos quais o público não tem acesso, Mas imaginem que um fundo resolvesse usar somente este modelo para tomar suas decisões de investimento e a título de exemplo vou usar a projeção das taxas de juros dos membros do Comitê do FED, nestes últimos anos,

Com exceção de 2012 e 2013, onde as projeções indicavam taxas próximas de 0%, nos demais anos teria perdido uma fortuna! E por que os modelos podem falhar de uma forma tão expressiva? Na minha opinião, é porque a economia não é uma ciência exata, uma vez que a reação das pessoas nem sempre segue a lógica, e quando isso acontece os modelos falham feio.

A famosa frase do economista John Maynard Keynes, "que no longo prazo todos estaremos mortos", se encaixam neste tema. Diz-se que, na grande depressão de 1929, este economista perdeu muito dinheiro especulando no mercado de ações, talvez tenha sido este o motivo desta frase. Eu trabalhei rodeado de economistas, e talvez por serem vaidosos, uma vez que são pessoas com alto grau de escolaridade, esquecem que para que suas previsões se concretizem, tem que combinar o povo, ou como diria Garrincha, com os Russos! Faltaria estabelecer o stoploss de suas previsões baseadas em modelos.

Estamos entrando na fase do mês onde são publicados os PMI, índice de confiança das companhias do setor privado. Os dois principais grupos que conduzem estas pesquisas são o Markit Group e o ISM. Este primeiro publicou os dados da Eurozona, e como já seria de se esperar, ficou abaixo de Agosto, embora acima de 50 que indica crescimento.

- David, e você ainda sugere comprar euro?
Sim, e friso que é especulativo, o motivo é de certa forma explicado acima, os mercados são pessoas comprando e vendendo. Usam a razão, mas também são levados pela ganância ou pelo medo.

Desde a última atualização sobre o Ibovespa a-síndrome-das-segundas-feiras, as ações buscaram uma leve reação, porém em seguida voltaram a cair, Veja meus comentários: ...se nas próximas semanas a Dilma conseguir dar a volta por cima, o mercado vai encarar muito negativamente ... se ao contrário a Marina se fortalecer, só vai melhorar se  no exterior acontecer alguma mudança, ou o mercado se convencer que a Yellen, não vai subir os juros tão cedo ...

Ontem eu participei de um encontro promovido por um empresário, onde a candidata Marina da Silva, teve oportunidade para expor suas ideias de governo. Todos ficaram muito bem impressionados e imagino que recebeu o apoio de todos para sua candidatura. As dúvidas que ficaram é de como ela pretende governar com os políticos que fazem parte do nosso Congresso. Em sua opinião, ela se sente confortável em fazer alianças com os "bons" que lá se encontram, mas que recentemente foram "esquecidos". Citou alguns nomes como Pedro Simon, José Serra e etc.. Enfatizou que os que apareceram recentemente são os "desconhecidos", cujo objetivo não está alinhado com os interesses do Brasil, então deveriam ser isolados.

Em relação as chances de sua eleição, considera que o povo brasileiro está clamando por mudanças, e que ela é encarada como a candidata apta para tanto. Diz que não vai usar das mesmas armas usadas pelos seus concorrentes, pois considera antiético inventar mentiras para atacar seus adversários. Comentou também, que mesmo com apenas 2 minutos de exposição, provavelmente irá ao segundo turno, e aí com 10 minutos cada um, a situação fica bem diferente. Esta semana novas pesquisas serão publicadas e é importante verificar se o quadro de melhora da Dilma estanca ou continua a crescer.

Quanto ao Ibovespa continuo com as mesmas premissas que tracei no post mencionado acima, o qual seja, o índice deveria começar a melhorar a partir dos níveis atuais, para o movimento de alta ter continuidade.

O SP500 fechou a 1.982, com queda de 0,58%; o USDBRL a R$ 2,4085, com alta de 0,44%; o EURUSD a 1,2857, sem alteração; e o ouro a US$ 1.223, com alta de 0,67%.
Fique ligado!

Comentários