Indicador errado

Hoje o post sera reduzido, então vamos direto ao assunto. Nas últimas pesquisas a Dilma tem encostado na Marina e, por conta disso, um ataque mútuo toma conta das campanhas. Depois do mercado ter considerado como certa a eleição de Marina foi obrigado a recuar, e sente-se frustado, uma vez que já definiu sua preferência por Marina.

No post Presidenta-Marina=Esperança, eu mesmo fiz algumas hipóteses considerando provável a vitória de Marina já no primeiro turno. Refleti um pouco sobre o motivo que me levou a isso, e percebi que fui envolvido por uma certa dose de "torcida", como se diz no mercado. Eu não deveria ter externado este meu desejo, afinal era totalmente desprovido de fundamentos, desculpem!

O dólar vis-à-vis o real, vem se valorizando nesta semana, e a mídia está colocando como motivo, o empate entre as candidatas. Entretanto, o motivo é outro como eu apontei no post os-selfies-escondem-solidão. Para solidificar meus argumentos, elaborei um gráfico que compara o real com o CRB_Index, um índice que mede a variação dos preços das commodities metálicas em US$.


- David, o que isto significa?
Nos últimos anos nossas exportações tem sido basicamente de commodities, tanto agrícolas como metálicas. Uma análise dos valores exportados apontam que, direta ou indiretamente, esta pauta representa 80%, assim estamos muito suscetíveis as suas flutuações, acarretando impacto na moeda. Isto não é um fator exclusivo brasileiro, o mesmo acontece com o dólar canadense por causa do petróleo; com o dólar australiano pelos metais; e com o dólar neozelandês por produtos agrícolas.

- E o que aconteceu com as commodities metálicas?
Como você pode verificar no gráfico, vem caindo desde julho, causado por uma diminuição da demanda vinda da China, maior consumidor do mundo. O motivo temido pelo mercado, é que a queda seria porque a China está desacelerando. Aliás, não seria nada bem vindo um problema por lá agora. A bolsa naquele país ainda não sofreu nenhum impacto, pois o governo Chinês vem prometendo aumentar os estímulos, caso seja necessário. Acrescente uma pitada na expectativa que dos juros, nos USA, subam mais cedo, e pronto, o dólar reagiu!

Reforço meus argumentos, pois embora o processo político tenha ficado mais apertado, ainda muita água vai rolar e até o momento a Dilma não passou á frente, assim não teria motivos para a reação nos mercados de bolsa e câmbio.

No post そのたわごと! fiz os seguintes comentários sobre o real: ......acima de R$ 2,32 reavaliamos, abaixo de R$ 2,24 aumentam as chances de meu cenário básico R$ 2,10. ... Depois de testar o nível de R$ 2,24, foi rejeitado e agora encontra-se no patamar superior de R$ 2,32. 
Naturalmente meus indicadores de momento ficaram todos positivos a favor o dólar. Mas eu não vou mudar de mão, pelo menos por enquanto.

- Xiiiiiiii, está virando torcedor!
Entendo sua indignação, afinal apenas o mosca e o BC acreditam que o dólar não vai subir, quer dizer, o mosca acredita que ainda falta uma queda, para depois poder subir. Bem, como disse, não vou ter muito tempo hoje, mas prometo uma análise mais detalhada na próxima semana. Por enquanto, até os R$ 2,35 é aceitável, acima disso entra na área que apontei no gráfico como alerta.

O que atrapalha a visão de alta do dólar é o movimento contido no círculo em vermelho, isso não é um shape de alta, nem aqui nem na China, é de correção! Sem entrar muito em tecnicidades, se a alta fosse para valer, teria que ser diferente, esta é uma razão que me faz desconfiar que ainda estamos na maldita correção.

O SP500 estava(*) a 1.985, com queda de 0,60%; o USDBRL a 2,3265, com alta de 1,24%; O EURUSD a 1,2970, com alta de 0,35%; e o ouro a 1.232, com queda de 0,64%.
Fique ligado!
(*) - As 14:15 hs.

Comentários