Voo de galinha

Será que o crescimento esperado para os USA vai se concretizar? Alguns indicadores de confiança mais recentes, apontam para uma certa cautela, por exemplo o da Universidade de Michigan, inesperadamente, caiu ao nível mais baixo dos últimos 9 meses. É natural que não se pode colocar em questionamento a economia somente por um dado isolado, mas o gráfico a seguir, coloca uma pulga atrás da orelha. Todos sabemos que a Europa está numa situação ruim, e os últimos dados estão ainda piores. Historicamente as economias dos USA e da Europa andam de forma semelhante, afinal estamos ou não numa globalização.


É possível que a economia americana ande sozinha?

Entretanto, é importante relembrar, como pode-se ver na tabela abaixo, que é relativamente comum, ver um dado de PIB elevado logo antes do início de uma recessão. Embora o PIB cresceu 3,9% no último trimestre, e como o Japão e a Europa vem desacelerando fortemente, o respingo poderá ser visto nos USA no 3º trimestre.

A seguir verifica-se o início de uma recessão logo após dados elevados de PIB. Tão importante como, é que as recessões tendem a não ser uma coisa gradual, mas sim um mergulho acentuado da atividade, causado por algum evento exógeno (preço do petróleo, terrorismo, guerra).


Vale acompanhar os dados de renda nos próximos meses. Baixas vendas no varejo, importações muito fracas, e uma draga nas exportações (estes representam 40% dos lucros das empresas) em função dos parceiros americanos . Tudo isso sugere que o 2º trimestre pode ter sido o melhor deste ano, onde o termo voo de galinha, poderá representar bem este momento.

Fomos executados hoje, no trade do SP500 proposto no post proibido-para-menores-de-18-anos, vou considerar a media de 1.955 e o stoploss a 1.980. Veja seguir o gráfico atualizado.
Até o momento, vários indicadores indicam o início de um movimento de queda, mas como sou prudente, preciso ver os preços confirmarem as hipóteses, assim, fiquem de olho nos 1.928, abaixo disso, melhoram as perspectivas de nosso trade.

  O SP500 fechou a 1.955, sem variação; o USDBRL a R$ 2,2613, com queda de 0,21%; o EURUSD a 1,3397, com alta de 0,27%; e o ouro a US$ 1.303, com queda de 0,68%.
Fique ligado!

Comentários