Os 7 gráficos que apontam os enganos

Acordamos hoje com os resultados da última pesquisa feita pelo Data Folha, considerando a Marina como candidata que substituiria Eduardo Campos. Neste novo documento, esta seria a nova Presidenta da República, eleita no segundo turno. Podemos confiar? Acho muito cedo, e como se diz na gíria, muita água vai rolar. A única conclusão que pode-se tirar é que existe uma ampla divisão entre os favoráveis a Dilma e os contra, assim, se houvesse um pragmatismo entre os candidatos, uma aliança entre Marina e Aécio, garantiria uma vitória da oposição. Talvez seja cedo, e a situação atual irá gerar uma competição entre estes últimos, competindo para sua ida ao segundo turno.

A menos de uma semana analisei no post em-quem-você-vai-votar, as chances de cada candidato e postei a seguinte frase: ...Qual a chance de haver um evento, positivo ou negativo, até as eleições, que poderia alterar significativamente, os percentuais atuais? Eu não consigo vislumbrar nada ... Como não sou vidente, nem tenho bola de cristal, jamais poderia imaginar esta tragédia. A verdade é que, este evento poderá gerar mudanças que não são visíveis neste estágio atual, assim meu prognóstico que a Dilma ficaria mais 4 anos, vai ficar on hold, por enquanto.

Estes 7 gráficos que irei postar hoje, podem dar uma ideia um pouco diferente da atual saúde da economia americana. A criação de empregos tem gerado números estáveis desde 2012, assim pode-se raciocinar que a maior injeção de recursos pelo FED, ou não está gerando o efeito desejado, ou então, que está perdendo o efeito. Como pode-se verificar no gráfico a seguir, onde a criação de empregos foi deflacionada pelo crescimento de ativos detidos pelo FED.



A taxa de desemprego vem declinando desde seu pico em 2009. Por outro lado, o índice entre o emprego sobre a população, quase não se moveu desde 2010. O próximo gráfico  mostra, que a taxa de desemprego vem caindo pelo mal motivo, que seria as pessoas abandonado o mercado de trabalho.


Os novos postos de trabalho estão crescendo desde 2009 e agora encontram-se nos níveis mais elevados desde 2007. Mas as contratações não vêm acompanhando o mesmo ritmo, desacelerando a partir de 2010, assim o mercado de trabalho está melhor, mas distante de encontrar-se forte.


O mercado imobiliário melhorou significativamente desde a última depressão, mas está extremante fraco quando analisado pelos padrões históricos. No gráfico a seguir, a categoria "uma casa por família" está ainda em níveis que, no passado, eram associados a recessão.



As vendas de carros estão elevadas, resultado dos baixos juros cobrados nos financiamentos. Porém, os estoques de carros encontram-se nos maiores níveis desde 2001. Se a demanda começar a cair, existira um estoque elevado, fazendo que este cenário não seja bom para o mercado automobilístico.


O sentimento do consumidor melhorou muito em relação a 2009, porém encontra-se bem abaixo dos níveis observados em 1995. Observe abaixo que, desde 2001, as recuperações tem sempre sido, inferiores aos picos anteriores, isto pode indicar uma perda de confiança no setor financeiro. Em outras palavras, ao final de cada bolha - primeiro o Nasdaq, depois o imobiliário, e agora a bolha do FED? - o consumidor perde confiança no sistema.


E por último a bolsa, que vêm subindo consistentemente desde 2009. Alguns dizem que isto é resultado da melhora econômica, outros que é por causa dos helicópteros do FED. Veja o gráfico a seguir, que é o SP500 dividido pelos ativos detidos pelo FED. Qual você acha a razão que melhor explica?


Depois destes gráficos, será que a economia americana está indo bem, ou o que assistimos é consequência da ação do FED? O que pode acontecer se o FED recolher o dinheiro "despejado" pelos helicópteros?

No post quanto-mais-velho-melhor, externei minha frustração e indecisão quanto aos próximos movimentos do euro: ... meus indicadores de momento indicam novas quedas, porém o shape não bate, estou em dúvida, e na dúvida prefiro aguardar ...Desde então, a moeda única ficou contida num intervalo pequeno. Mas agora, antevejo uma queda, pequena, mas uma queda.


Acredito que um target inicial entre 1,32/1,324 parece factível, depois disso, não sei, precisamos esperar. Eu não gosto de sugerir trades de curto prazo, mas se alguém quiser se aventurar a operar a "traiçoeira", poderia vender nos níveis atuais a 1,3360, com um stop a 1,3440 para buscar os níveis citados acima. É um bom risco retorno, em todo caso, It´s up to you!

O SP500 fechou a 1.971, com alta de 0,85%; o USDBRL a R$ 2,2584, sem variação; o EURUSD a 1,3662, com queda de 0,28%; e o ouro a US$ 1.298, com queda de 0,48%.
Fique ligado!

Comentários