Onde está Obama?

No front econômico nada de muito interessante para acontecer esta semana, após a publicação dos dados de desemprego, resta os PMI de serviços, onde o único que mereceu destaque foi, a queda deste indicador na China, atingindo o mínimo de 50 que ainda é considerado como expansão. Já na área geopolítica, mais uma tentativa de cessar-fogo entre Israel e Hamas, que acredito agora, ter boas chances de se concretizar, uma vez que Israel disse que destruiu todos os tuneis subterrâneos que avançavam em seu território.

Um outro assunto que se destacou nos últimos meses, tem sido a disputa que vem ocorrendo nos mares do Sul na China. Parece que a retórica imperialista Chinesa está crescendo mais uma vez. Uma matéria da Reuteurs reportou que um representante sênior Chinês, rejeitou as propostas feitas, em antecipação, à uma reunião regional que estava programada acontecer, cujo objetivo seria congelar as tensões nestas águas tão disputadas. ... "O que a China faz ou não faz, é uma decisão do governo Chinês, ninguém pode mudar a posição do governo".... Claro, depois de mostrar o que está em jogo, não deve ser surpresa que a China está voltando atrás. Veja as propostas que cada país fez, relativa aos limites nestas águas.


Parece um pouco confuso, mas acompanhe a linha pontilhada em azul e amarelo, esta é a proposta da China, se pudesse resumir, ela pretende controle sobre toda a costa! Mas não se preocupe, pois o Ministro Chinês responsável pelos limites oceânicos adicionou: ... "Confie no povo Asiático em usar meios e sabedoria para resolver nossos próprios problemas"... Hummmm ....

Os leitores do mosca sabem que eu não gosto do Obama, desde que assumiu a Presidência, muito pouco tem feito. Na área Internacional posso dizer que é um fiasco, não se têm visto os USA liderar os grandes assuntos mundiais, ao contrário, tem uma posição secundária em todos os assuntos. Assim a charge que encontra-se acima resume bem minha imagem sobre ele. Uma pergunta aos leitores: Existe algum líder, com L maiúsculo nos dias atuais?

Hoje o comentário é sobre o enjoado SP500, enjoado porque toda vez que penso nesta classe de ativo, minha sensação é que estamos próximos de uma queda, mas que não se materializou. É verdade que já espero isso a algumas centenas de pontos atrás, e assumi meu erro em vários posts. Se têm algo que me conforta, é que não apostei contra, pelo menos, só deixei de ganhar. Eu encontrei esta ilustração a seguir de como é um ciclo econômico clássico, aqueles que se aprende nos cursos de economia.

Usando este material, a economia americana deveria estar saindo do Early(Recovery) e entrando no Midlle(Mature). Como exemplo, hoje recebi um relatório que prevê uma diminuição da atividade nos USA neste semestre e em seguida entraria em recessão em 2015. How knows! Título do mosca em 2014 se aplica bem.

No post regras-da-CVM-no-futebol comentei: ...não posso garantir que o SP500 suba mais, mas pode acontecer numa boa, pois os indicadores técnicos não indicam nenhum perigo visível, apenas os de momento que estão apontando "cansaço" ... Depois disso, uma pequena queda de 2% se concretizou.

Desde então, houve uma deterioração nos gráficos de curto prazo, sem ainda comprometer os de mais longo prazo. Eu apontei acima uma área que deve-se prestar atenção, entre 1.900/1.850, abaixo deste último algo mais consistente poderá acontecer, uma outra hipótese seria, ao se atingir esta região, uma nova rodada de alta se iniciaria. Eu tinha recomendado para quem tivesse posição, que a vendesse, e talvez vou recomendar uma compra especulativa, caso o SP500 adentre na região acima.

O SP500 fechou a 1.920, com baixa de 0,97%; o USDBRL a R$ 2,2806, com alta de 1,00%; embora tenha ficado no limite do stoploss, vou considerar encerrada a posição com resultado zero no preço, porém ao se considerar que foi efetuada no dia 04/06, com os juros deste período, este trade resultou num ganho de aproximadamente 1,75% ; o EURUSD a 1,3375, com queda de 0,35%; e o ouro a US$ 1.288, sem alteração.
Fique ligado!

Comentários