A vaca ficou sem leite

No início dos anos 90 fui convidado pela Merrill Lynch. Fiz o que se chama de um bate volta, peguei um avião para Nova York num dia e voltei no outro. Eram outros tempos, ou melhor outra idade! Hahahah ... Ao chegar em Manhattan fui direto aos escritórios desta empresa e conheci sua mesa de operações. Era um espaço com pé direito de uns 10 metros ou mais, e lá trabalhavam 1.000 traders, Fiquei abismado, nunca tinha visto nada parecido. Na época, a mesa de operações que eu comandava tinha 20 operadores, e pensei como o chefe daquela empresa fazia para controlar este batalhão de pessoas. Coisas de americano!

Ontem estava caminhando e veio a memória aquela cena, em seguida pensei: Será que ainda existe espaços como este? Bem, na Merrill Lynch com certeza não, pois na crise de 2008 foi "vendida" para o Bank of America. Tenho observado diariamente a oscilação dos vários mercados que acompanho e estão muito baixas, tão baixas que eu não sei como este pessoal pode agregar resultados a seus bancos. Em situações como estas, os preços entre compra e venda tendem a diminuir, pois um tenta "roubar" clientes do outro e a assunção de risco também se eleva.

Os gráficos abaixo apresentam a evolução da volatilidade do euro; ouro; títulos de 10 anos; e SP500.





















No início do mosca, eu publiquei um post que além de ter sido um dos mais lidos, é um dos que mais gosto está-na-hora-de-procurar-outra-vaca, onde eu alertei para a diminuição de lucros provenientes da valorização dos ativos e por consequência, os bônus dos funcionários envolvidos nesta área. É verdade que as bolsas ainda não estão nesta categoria, pois tiveram boas valorizações desde então, mas é uma questão de tempo. Não queria estar na pele destes jovens traders, com a concorrência dos portais de corretoras que oferecem a possibilidade de efetuar compras e vendas de qualquer ativo, com custos que não pagam nem o cafezinho, normalmente oferecido como cortesia!

Eu me pergunto se esta volatilidade veio para ficar por consequência de todo o avanço tecnológico, ou por causa dos inúmeros helicópteros que rondam todo o planeta, e assim quando retirados voltaríamos as condições normais? Talvez um pouco de cada coisa. O bom senso me diz para não entrar nessa, o mundo não pode ter ficado sem risco de uma hora para outra, por outro lado a tecnologia tornou tantas coisas de nossa vida tão eficientes, porque não acontecer a mesma coisa no mercado financeiro? Não tenho resposta, agora que eu tive sorte de estar no mercado de trabalho naquela época, ah eu tive! Onde o ouro poderia oscilar de uma alta de 10% quando eu entrei numa reunião, e ao termino, uma queda de 10%? Bons tempos!

Antes de começar o assunto de mercado de hoje, queria dizer que eu não tinha nenhum inside information por conta das críticas ao Obama, que eu postei ontem onde-está-Obama. Hoje foi publicado o resultado de uma pesquisa WSJ/NBC apontando um elevado grau de insatisfação com o Presidente, o sistema político e a economia (alguma semelhança com a local?). Apenas 40% aprova Obama em seu cargo e na Política Internacional o índice é de 36%, assim eu não sou voz única, mesmo não vivendo nos USA. Isso me leva a 2 possibilidades: Ou os americanos estão lendo em peso o mosca, ou eu estou tendo pre-monição! Hahahahah....

Existe um mercado que está deixando os analistas intrigados, os juros dos títulos de 10 anos. A questão é a seguinte: Se a economia americana vai melhorar daqui em diante, e os juros reais praticados são negativos com helicópteros para ninguém botar defeito, porque os juros deste títulos não sobem, estando em meros 2,46% a.a.?

Da última vez que fiz um comentário sobre este ativo Neymar-para-presidente postei: ...Meus indicadores mostram uma neutralidade no momento, assim sou obrigado a imaginar 2 cenários equiprováveis: No primeiro em verde uma queda eminente, esta hipótese ganha mais credibilidade abaixo de 2,50% a.a. e principalmente 2,40% a.a.; o outro com algumas altas até 2,80% a.a. e mais perigosamente, até 3,05% a.a. ... Enquanto isso, a turma do "mete ficha" na venda a descoberto, vai pagar taxímetro "bandeira 2", Good luck!... com o gráfico publicado a seguir.


A alternativa 2 parece estar se materializando e novas quedas dos juros parecem estar se aproximando, se rompido os 2,40%, o próximo ponto será a 2,20%, e o importantíssimo 2,00%, abaixo disso algum perigo maior deverá estar por acontecer.

Não boto minhas fichas no último ponto (2%a.a), para dizer a verdade nesta região vale uma aposta contrária, a de que os juros vão subir. Mas isto pouco importa agora, pois ate lá muita água vai rolar. Mas não se preocupem, já nos 2,20% surgirão várias explicações, afinal Nietzsche sabe o que diz. Porém vai aqui mais uma vez, a utilidade da análise técnica, que em alguns momentos desafiam as situações aparentemente mais lógicas que acabam não acontecendo, pelo menos não naquele preço esperado.

O SP500 fechou a 1.920, sem varação; o USDBRL a R$ 2,2706, com queda de 0,48%; o EURUSD a 1,3377, sem variação; e o ouro a US$ 1.307, com alta de 1,45%.
Fique ligado!

Comentários