A matemática do dinheiro

Trabalhar no mercado financeiro exige uma condição que é saber "fazer contas", termo muito usado neste maitière. Esta é uma das razões que os bancos dão preferência aos engenheiros, por sua base sólida nesta matéria. Durante minha vida profissional, passei por várias experiências que comprovaram esta ideia, e com a inflação na casa dos 100% a.a., qualquer erro era prejuízo na certa. Mas isto também era válido no exterior, pois naquela época os juros nos USA eram de 10% a.a. e calcular linearmente, ou exponencialmente, mudava o resultado.

Um certo dia, eu fui fazer um estágio no Credit Lyonnais em Nova York, e a responsável pela tesouraria era uma americana, que organizou minha estada. Eu orgulhosamente portava minha HP-12C, o pessoal não dava muita importância. Mas foi na mesa de operações que notei algo errado, o Banco estava fazendo empréstimos a outros Bancos por 3 anos a 10% a.a., ou seja, uma taxa assim calculada de 30% no período. Para se financiar, captava recursos no interbancário a 9,50 % a.a por 60 dias, ou uma taxa no período de 1,5833%. Esta é uma operação clássica entre bancos, cujo spread aparente é de 0,50% a.a. (10,0%-9,5%), considerado muito bom para época.

A noite fui para o Hotel e fiz meus cálculos, cheguei a uma conclusão que se as captações fossem renovadas nas mesmas condições, finalizaria com um prejuízo de 2,68% ao invés de um lucro esperado de 1,5%. Como eu, vindo de um país tupiniquim, poderia duvidar dos americanos? Devia estar cometendo algum erro, resolvi aguardar mais um pouco e observar.

A Christine, diretora da área, me convidou para participar de um seminário naquele final de semana, com direito a passeio de barco por Manhattan, aceitei no ato. Quando a contabilidade estava expondo seus números, tudo ficou mais claro, o palestrante disse que os resultados gerenciais apontavam para um número, mas o contábil era bem menor, provavelmente devia-se a algum lançamento errado.

Foi quando eu perguntei se não seria pelo fato dos juros compostos, não estarem sendo considerados. Todos olharam para mim e pensaram: "what is this guy talking about!". Eu puxei minha HP, e calculei que os empréstimos feitos a uma taxa nominal de 10% a.a., na verdade correspondiam a uma taxa efetiva de 9,14% a.a, enquanto as captações, ao invés de 9,5% a.a., na verdade custavam a 9,88% a.a. Assim o conjunto destas operações estavam realmente dando prejuízo. Um silêncio pairou na sala, quando alguém perguntou:

- Where did you bought this machine?
Aí eu não aguentei e respondi: downstairs! Hahahah ....Conclusão, fiz uma tabela á mão mesmo, para que já fosse implementada na segunda-feira!

- Que legal David, e o que este flash back tem a ver comigo?
Quis chegar ao ponto, que nem a matemática é mais importante nas mesas de renda fixa, afinal calcular juros nominais ou compostos de zero virgula nada, tanto faz. Se a situação acima tivesse acontecido hoje, podia jogar minha HP no Rio Hudson! Hahahah ... Em todo caso, é bom guardar a calculadora, afinal ela sobreviveu a toda a tecnologia destes tempos, e não sabemos o dia de amanhã, quem sabe as boas épocas de algum juro retornarão.

Hoje os comentários serão sobre o Ibovespa, afinal ontem ele fechou nas máximas do ano a 58.400.

- David, você não pode ter perdido o bonde?
Em análise técnica tudo é possível, mas sempre que um nível é ultrapassado. No ano passado no post o-mercado-esta-confuso, fiz o seguinte comentário: ...Eu imaginava que a correção (X em azul) poderia ter terminado com um "primo", o double zig-zag ... com o gráfico abaixo.

O que parece ter acontecido é que a onda X, que eu imaginava ter terminado, resolveu se estender. 

 Mais recentemente, no post sonho-e-realidade, aventei a possibilidade desta alta acontecer: ...a bolsa subiria um pouco mais, até os 62.000 pontos, para depois voltar a cair mais forte ... a área, em torno do X, é o meu objetivo para o índice, entre 62.000/63.000, depois disso uma correção, que ocorreria ao redor de novembro deste ano.
Deixo a sua imaginação o que poderia acontecer nas eleições. Em todo caso, pelos gráficos, parece que a Dilma leva o novo mandato, ou será a Marina que geraria este movimento? Hum.... Com certeza não seria com Aécio!

O SP500 fechou a 1.986 com alta de 0,25%; o USDBRL a 2,2632, com alta de 0,79%; o EURUSD a 1,3262, com baixa de 0,43%; e o ouro a US$ 1.290, com baixa de 0,34%.
Fique ligado!

Comentários