O botão vermelho

O FED vem repetindo que, enquanto o mercado de trabalho não se normalizar e a inflação sair da zona que poderia desembocar numa deflação, não subirá os juros e ponto. No ano passado, Bernanke colocou uma meta para estas duas variáveis, deixando claro a intenção da autoridade monetária. Depois disso, como a taxa de desemprego se aproximava da meta e muitas dúvidas paira sobre o "estoque" de trabalhadores que saíram do mercado de trabalho nos últimos anos (participation rate), resolveram desvincular deste índice.

Acontece que periodicamente O FED divulga suas projeções para os principais indicadores econômicos. Vejamos o último publicado na reunião de março último.


Eu destaquei os parâmetros que são os principais na execução da política monetária, vamos começar pela taxa de desemprego, a mais recente encontra-se em 6,3% e é referente ao mês de abril, notem que já está dentro do limite esperado para o final de 2014; no front da inflação, embora o PCE, índice usado pelo FED não tenha se modificado muito, o CPI de abril apresentou uma elevação de 0,3% e o índice cheio encontra-se agora em 2,2% a.a. Como eu observei no post resistência-ao-antibiótica ...o PCE (em verde), ainda está com um nível bem abaixo dos outros, porém, se esta elevação observada ontem for consistente, é uma questão de tempo para que o mesmo suba ... E por último resta o PIB que até o momento não apresentou melhoras, mas também deve-se considerar que é publicado com atraso. 

Dentro do FED, existem vários membros que já estão desconfortáveis com os inúmeros helicópteros que estão no ar, e estes gostariam de retirar os estímulos mais rapidamente do que a Yellen deseja. Estes últimos dados vão dar mais suporte às suas ideias. Por outro lado, seria capaz de apostar que todos os membros não estão gostando do desempenho da bolsa americana, não que não fiquem felizes com sua alta, mas não vão querem ser taxados como os responsáveis por sua queda, caso a inflação saia de seu controle e sejam obrigados a subir os juros rapidamente, além de vários analistas acreditarem que já se observa uma bolha, em seu comportamento.

Assim, na próxima reunião do FOMC, no dia 18/06, Se eles comecem a retirar mais helicópteros que o programado? Nem será preciso mencionar os juros, pois o mercado vai entender rápido seu recado, estão prestes a apertar o botão vermelho.

Esta hipótese levanta 2 dúvidas: 1) É este o caso, e isto seria feito já nesta reunião, surpreendendo a maioria dos economistas? 2) O que aconteceria com os mercados?

A resposta a primeira pergunta é que acho difícil eles fazerem agora, pois não é a forma como o FED vem agindo nos últimos anos, todas as mudanças são bem telegrafadas com antecedência, porém podem sim, plantar esta ideia, bastando usar palavras diferentes no comunicado; A segunda pergunta é mais difícil, principalmente o que aconteceria com a bolsa, pois se por um lado é esperado que se normalize os níveis de juros, por outro lado ninguém sabe o quanto desta alta é por conta dos helicópteros.

Acredito que independente do que ocorrer nesta reunião, os próximos meses podem reservar surpresas inesperadas, basta por exemplo sair um artigo no Wall Street Journal citando que uma fonte do FED ... Ainda falta uma semana para esta reunião, mas seguramente este assunto será debatido nos próximos dias na imprensa, a volatilidade pode subir repentinamente, fiquem atentos.

Já que o assunto é bolsa, vou comentar sobre o IBOVESPA no post um-mundo-de-risco-zero  comentei: ...O intervalo de interesse é entre 47.000/48.500, o stoploss correto é à 45.000, porém não é esperado que caia muito abaixo dos 47.000. Como para chegar lá, existe uma queda de aproximadamente 10%, não vou ficar aqui tentando adivinhar a melhor tática... juntamente com o gráfico abaixo.

Eu estava esperando uma correção maior, num prazo maior, porém o índice caiu até 51.200 e está agora próximo das máximas de maio. Assim, sou obrigado a projetar uma outra possibilidade que está exposta abaixo.

- David, que papelão, esta passou pelas suas mãos!
Calma, não solte rojões, não sou comprador ainda, mas confesso que se esta correção foi a correção que eu esperava, foi muito mais fraca. O que fazer então? O intervalo entre 54.500 e 57.500, merece toda a atenção, diria que se você já quer especular, espere para um fechamento acima de 54.500 e compre um pouco, mas somente acima de 57.500 é mais seguro.

Sem querer me justificar, eu primeiro não estava vendido, e segundo procurava comprar mais barato, e isso é um pecado? No máximo posso ser acusado de pão duro! Hahahahh.... Em todo caso, se subir terão muitos pontos ainda para ganhar, o importante não é comprar na mínima, e sim comprar com mais segurança.

O SP500 fechou a 1.950, sem alteração; o USDBRL a R$ 2,270, sem lateração; o EURUSD a 1,3545, com queda de 0,35%; e o ouro a US$ 1.260, com alta de 0,70%.
Fique ligado!

Comentários