Fogo...Fogo!

O FED deve estar muito preocupado como irá normalizar a política monetária. Ele tem 2 problemas: Primeiro a transição das taxas de juros para níveis normais; e segundo como fará a “limpeza” do seu estoque de títulos que detêm. Não é para menos, o nível dos juros reais são negativos se comparado com a inflação, e ele é o maior detentor de papéis que, algum dia deveriam voltar para o setor privado.

Até aí devem estar quebrando a cabeça, mas tenho que confessar que, ao me deparar com uma matéria atribuída ao Financial Times, fiquei perplexo. A ideia seria implementar uma taxa de saída nos fundos de bonds. Se fosse aqui no Brasil, já estamos bem acostumados, um “IOFzinho” a mais ou qualquer outro nome mais criativo, faz parte da rotina do nosso governo, mas nos USA onde se dizem liberais e não intervencionistas, é mais difícil de se imaginar. Vejam seus argumentos: ... “Federal Reserve officials have discussed imposing exit fees on bonds funds to avert a potential run by investors, underlining regulators’ concern about the vulnerability of the $10 trillion corporate bond market”.



Talvez esta seja a situação que se denomina “boi de piranha”, onde propositadamente deixa-se vazar a notícia para que se possa avaliar seu impacto, se tiver muita repercussão negativa abandona-se, caso contrário vai em frente. Em todo caso, dá para imaginar a preocupação, pois este acúmulo de helicópteros, nunca existiu na história. O que eles realmente querem evitar é que uma multidão saía gritando “fogo,fogo” no mercado de fundos, isto faria com que as taxas de juros fossem para o espaço, comprometendo a tão esperada recuperação.

Por outro lado, eu imagino que se todo mundo souber antes, o efeito será antecipado, e mesmo que o FED não tome nenhuma providência, os juros sofreriam seus efeitos pelos resgates dos investidores antes desta taxa entrar em vigor. Em todo caso, quem tiver alguma aplicação, fique com o dedo no gatilho.

Hoje tem jogo do Brasil e todas as atenções vão se voltar para esta partida, depois que a Alemanha imprimiu um "chocolate" em Portugal, deixando Cristiano Ronaldo tonto em campo, nosso time precisa mostrar a que veio e imprimir uma vitória marcante sobre o sempre perigoso México. Vamos Brasilllllll.... Outro detalhe que também não poderia deixar de comentar, a Primeira Ministra Angela Merkel, depois da vitória de seu país, foi ao vestiário cumprimentar os jogadores, isto é esperado de um governante!



Eu estou aguardando uma recuperação do euro para vender, mas nestes últimos dias toda vez que esboçou uma recuperação, foram só por poucas horas, como pode ser visto no gráfico a seguir.

No post sem-saída ... Vou manter minha ideia original de aguardar entre 1,375/1,385, porém decidi que vou vender neste intervalo ... Eu imaginava que uma correção estaria em curso. 

- David, você não está teimando? Por que não vende já se acha que vai a 1,10?
Pode ser que eu esteja teimando, mas tecnicamente o mais provável é que ainda haja uma recuperação. Ou antes, até uma nova minima abaixo de 1,35, aconteça, se isso acontecer, deveria ser rápida para logo em seguida subir. Vou manter minha posição, não vendo agora! Quanto a sua segunda indagação, enfatizo que estamos numa correção e nestes períodos o mercado não vai em linha reta, além de eu não ter certeza que o euro ainda não irá beliscar 1,43/1,45, que mencionei em posts mais antigos.

- Xiiiii, lá vêm de novo com o se não cair, vai subir.
Poxa , eu achava que você já tinha se acostumado, aqui no mosca vai sempre assim, vamos nos envolver sim em trades, mas o stoploss vai ser o guia, julgando se estava certo ou errado, não quero ficar "agarrado" numa posição. Agora fique tranquilo, quando os mercados estiverem numa tendência definida, vou adotar uma outra tática: pedal+to+the+metal.

O SP500 estava (*) a 1.941, com alta de 0,23%; o USDBRL a R$ 2,2617, com alta de 1,27%; o EURUSD a 1,3537, com queda de 0,26%; e o ouro a US$ 1,269, com queda de 0,10%.
(*) 15:15 hs.
Fique ligado!

Comentários