Uma boa e uma má notícia

- David, deixa de brincadeira, vamos lá, qual a má notícia?
Hoje foi rápido no gatilho, mas vai ter que esperar um pouco, por que esta pressa toda, se a Copa do Mundo nem começou? Aliás já quero informar meus leitores que durante este período vou assistir a maioria dos jogos, portanto podem esperar por comentários nesta área, sem análise técnica! Hahahaha...

Voltando aos mercados, como todo final de mês, inicia-se o período de divulgação dos Purchasing_Managers_Index (PMI), e os da China e Japão foram publicados esta noite. Vamos começar com a China que é de muito interesse a todos, e quero notar que esta não é a publicação oficial, mas a que é publicada pelo Banco HSBC. Muito bem, o índice subiu para 49.7, acima das expectativas de mercado que apontavam 48.3 e uma boa melhora em relação ao mês passado (48.1).

O gráfico acima compara esta publicação com a oficial, que será publicada no final do mês, e parece que uma aproximação destes dois deverá ocorrer.

- Vai David, qual a má notícia?
Por incrível que pareça o emprego piorou, e numa velocidade elevada, como pode-se ver a seguir, situa-se nas mínimas dos últimos anos. Por outro lado as exportações tiveram um melhor desempenho.


Os comentários desta agência foram os seguintes: ... "However, the employment index fell further to 47.3, which implies that this month´s upstick in sentiment has not yet filtered through to the labor market... dowside risks to growth remain, particulary as the property market continues to cool. We think more policy easing is needed to put a floor under growth in the coming months"...

Já no Japão é o segundo mês que apresenta contração, indicando que o crescimento do PIB que era esperado enfraqueceu significativamente no 2º trimestre.


Qual foi o impacto no mercado? Nenhum, ou levemente positivo, pois a Bolsa no Japão subiu 2,11% e na China praticamente estável. O mercado deve ter interpretado que os dados da China de expectativa estão melhorando, portanto alivia uma certa tensão existente, e no Japão podemos ficar tranquilos, helicópteros estão sendo preparados, se precisar. O indicador de emprego e considerado atrasado em relação aos outros, assim deveria melhorar mais a frente, caso contrário, helicópteros na turma!

Faz um bom tempo que não comento sobre as ações da Apple e é esperado o anúncio de um novo modelo para breve. As ações seguem subindo contra minhas expectativas e dá última vez nunca-dependa-do-governo meus comentários foram: ... Assim é provável que eu tenha que me deparar com a realidade atual, e continuar ouvindo comentários do tipo " David, um cara tão inteligente como você usa um Samsung?" e eu não tenho como contestar, tenho que ficar quieto. Mas meu dia vai chegar, e provavelmente será no anúncio de um novo modelo, quem sabe o novo iphone VI ... 

Do ponto de vista técnico parece que esta alta é uma correção, pois se desenvolve em 7 movimentos anotados acima.

- David, prepara a carteira, parece que vai ter que comprar o iphone contra a sua vontade.
Calma lá, não joguei a toalha ainda, eu sempre disse que correções são imprevisíveis e desafiam qualquer analista, e este é o caso da Apple. Muito bem, vamos traçar a "virada" pois já tomei alguns gols nesta partida. Até US$ 650 eu aceito, agora acima de US$700, vou ter que reestudar o caso.

Eu continuo com minha mini-pesquisa e o apple domina de lavada nas mesas dos restaurantes, só usa Samsung quem ouve meus argumentos, ou as forças armadas de Israel, pois perguntei para um oficial o que achava entre ambos e sua reposta foi direta, " Apple is a obsolete system" estou em boa companhia por lá. Mas como o que vale é o bolso, vou esperar. E para quem está comprado, fique de olho, pois não existe garantia que atinja os US$650, pode reverter a qualquer momento, lógico se eu estiver certo.

Por último, quero esclarecer que só compraria o iphone se as ações caíssem a meu nível, e mantenho a promessa, seriá para ajudar a empresa! Hahahahah.. Agora se desafiar, e continuar em alta, não vou comprar, não mudei de opinião quanto ao aparelho.

O SP500 fechou a 1.892, com alta de 0,24%; o USDBRL a R$ 2,2134, com alta de 0,31%; o EURUSD a 1,3654, com queda de 0,23%; e o ouro a US$ 1.293, com alta de 0,16%.
Fique ligado!

Comentários