Resistência ao antibiótico

Nós sabemos que ao se ingerir antibióticos em excesso, as bactérias criam defesas que anulam a sua eficácia.

- David, Hahahahah..... medicina? Come on!
Aguente firme! Vejamos a definição deste efeito pelo Wikipedia:
  "A resistência antibiótica, resistência a antibióticos ou resistência antimicrobiana, é a capacidade dos microrganismos de resistir aos efeitos de um antibiótico ou antimicrobiano. Esta pode ser adquirida via: transformação, conjugação, transdução e mutação.
Em bactérias aparece a partir do momento que as pessoas utilizam antibióticos menos potentes, fazendo então a seleção das bactérias mais fortes, sendo assim criada uma nova descendência bacteriológica resistente ao medicamento utilizado anteriormente. O uso indevido de antibióticos acarreta essa seleção."

Ontem foram publicados os dados de inflação nos USA, esta variável é acompanhada pelo FED com muita atenção, uma vez que têm-se situado muito abaixo do objetivo traçado pela autoridade americana, de 2% a.a. Felizmente, houve uma elevação do CPI "cheio" em 0,3% e em bases anuais para 2,2% a.a., enquanto o mesmo indicador excluindo alimentos e energia elevou-se para 1,8% a.a. Vale notar que o FED se utiliza de um outro indicador de inflação para seus objetivos o PCE.
Como pode-se observar, o PCE (em verde), ainda está com um nível bem abaixo dos outros, porém, se esta elevação observada ontem for consistente, é uma questão de tempo para que o mesmo suba. Além da publicação deste índice, outros dados publicados dariam sustentação para que o mercado apostasse que os juros irão subir antes das projeções estimadas pelos membros do FED, certo? Mas não foi o que aconteceu, vejam abaixo a evolução das taxas de juros dos títulos de 10 anos americanos.
Estão beirando os 2,45% a.a, nível observado em outubro do ano passado, após Bernanke ter jogado um balde de água fria no mercado, ao dizer em agosto, que os helicópteros ficam. O que aconteceu para tamanha divergência? O Deutsche Bank, que têm uma visão extremamente otimista, diz em seu relatório de ontem para o pessoal que vem apostando na alta, ficar tranquilo, pois daqui a 2 meses os juros vão subir muito forte. Nós aqui do mosca, ainda não temos esta certeza.
Eu venho alertando para uma queda dos juros ao invés de uma alta, não era de longe, uma opinião de consenso. Em minha última publicação de abril HFT-evolução-de-Wall-Street, postei os seguintes comentários e gráficos ...Eu ainda continuo com minha previsão que, veremos os juros cair até o nível de 2,40% a.a., para depois iniciar um novo ciclo de alta, e se ao invés de subirem continuarem a cair, principalmente abaixo de 2% a.a., algo de muito ruim deverá acontecer, mas não é meu cenário básico. Como dizia um colega americano, "when you don´t understand the markets, look the bonds"...
Parece ter sido um bom call, basta comparar o gráfico acima com este abaixo, funcionou bem!

- David, menos, menos... qual a lógica?
Primeiro quero enfatizar novamente a vantagem de se usar análise gráfica, é óbvio para todo mundo que eu não tinha nenhuma informação a mais que o mercado, pelo contrário tinha muito menos; segundo que a melhor explicação é que, estava todo mundo na outra ponta. Embora os USA estejam melhorando  e retirando seu helicópteros a conta-gotas, a Europa e talvez Japão e China, vão aumentar os seus, contrabalançado em muito a ação americana.


Uma outra visão técnica apresentada acima, em relação aos títulos de 30 anos, ainda prevê que o ciclo de baixa de juros não terminou, estes títulos encontram-se hoje a 3,35% a.a. e deveriam atingir 2,50% a.a. Traçando-se um paralelo aos títulos de 10 anos, implicaria uma taxa abaixo de 1,40% a.a. Ualll.... imaginem o que precisa acontecer! Em todo caso, eu ainda não tenho esta visão, mas como frisei em meu comentário acima, se acontecer, sai de baixo!

Mesmo acreditando que os juros estejam próximos de uma virada, ao nível de 2,30%/2,40%, não me arrisco nesta ponta, pois como o mercado está todo na outra ponta, se esse pessoal decidir sair de suas posições, podemram forçar uma queda maior, lembram o que aconteceu recentemente com o real.

Para finalizar, parece que o antibiótico "helicópteros" não está conseguindo matar a bactéria "estagnação" e está resistente ao medicamento, em algum momento no futuro outra forma de combate será necessária, mas por enquanto parece que os BC´s do mundo, vão prosseguir com este medicamento. Entendeu amigão? Hahahahah....

O SP500 fechou a 1.877, com alta de 0,37%; o USDBRL a R$ 2,2126, com baixa de 0,31%; o EURUSD a 1,3696, com queda de 0,10%; e o ouro a US$ 1.292, com queda de 0,25%.
Fique ligado!

Comentários