Chamem Karl Marx

A juventude é a fase da vida onde muitos sonhos emergem, e um deles é que a sociedade é injusta e tanto faz qual ela seja, comunista, socialista, democracia, e etc... Si hay gobierno yo soy contra!... Mas isso passa, e quando nos tornamos adultos fica mais clara qual a escolha que mais nos agrada. Dentre as várias teorias de como o governo deve-se organizar, a do escritor, filósofo, sociólogo e economista Karl Marx faz parte de qualquer curso de economia. Ele chamou o capitalismo de " a ditadura da burguesia", acreditando que seja executada pelas classes ricas para seu próprio benefício. Previu que, o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua autodestruição e substituição por um novo sistema, o socialismo.

- Xiiii, não estou gostando desta conversa!
Fica tranquilo não virei "comuna", mas as situações dos dias de hoje, são preocupantes.

Vocês já devem estar cansados de saber que, a economia americana não entrou em colapso porque o FED inundou o mercado com dólares, através de seus helicópteros. Mas isto foi efetivo para a sociedade? Aí depende onde cada americano está na pirâmide de riqueza.


Se for o CEO de uma empresa, que ganha por hora 360 vezes mais que um empregado médio, de sua própria empresa, em um mês, parabéns está muito bem, ou mesmo se estiver nos 10% mais ricos, tem uma vida decente, mas e o resto? Veja o resultado de uma pesquisa sobre qual o impacto em suas vidas, com a alta de 176% no SP500:

"Seventy-seven percent of respondents dismissed the 176 percent rise in the Standard & Poor's 500 Index (SPX) since its March 9, 2009 financial crisis low, according to the poll, taken March 7-10. Barely one in five -- 21 percent -- said the market's gains have made them 'feel more financially' secure."

O PIB, por sua vez, vem apresentando uma performance medíocre quando comparado aos vários ciclos do passado, o gráfico a seguir ilustra isto com clareza.



Em contra partida, o lucro das empresas estão nas máximas quando comparados ao PIB.


Ora, não precisa ser um PHD em economia para concluir que estes lucros beneficiam os indivíduos que possuem investimentos nas bolsas, através de carteiras próprias ou em planos de aposentadoria, conhecidos nos USA como 401K. Agora veja uma pesquisa realizada neste último segmento:

"Those who participate in financial markets through 401(k) retirement plans often have only modest sums invested. Half of Fidelity Investments customers have less than $25,600 in their 401(k) accounts".

Agora a performance das ações de companhias de varejo da classe baixa, contra as de artigo de luxo.



A grande pergunta que se deve fazer é: A culpa é do FED? Acho que não, eles estão tentando com unhas e dentes evitar um mal maior, mas suas ações ocasionaram estas enormes distorções. Os meus candidatos são dois: 1) O excesso de mão de obra, com custo muito baixo, provenientes da China; e 2) Grande avanço tecnológico da informática na substituição de postos de trabalho.

Se Marx fosse vivo tenho certeza que diria: "Eu avisei!". Agora os USA será um país socialista? Parece-me difícil, porém, continuar assim, não vai dar certo. O que acontecerá é imprevisível, mas não será nada agradável.

O euro, o "furador de olhos" do mercado, está se aproximando de 1,40, um número redondo, e como vocês sabem, os traders são muito, muito supersticiosos. Antes do Carnaval, no post deflação-101 eu comentei: ...Faz 6 meses que a moeda única não sai do lugar, contida entre 1,33 e 1,38... Resumindo: Pode subir (1) para buscar 1,43/1,45? Sim; ou cair mais forte (2) rumo a 1,10? Sim... Parece que resolveu atender minhas expectativas e caminha rumo ao intervalo (1).


- David, os seus prognósticos do euro não serviram para nada!
Quando você investe a expectativa é de lucro, pois como diz um amigo, se você soubesse que teria prejuízo, iria para a praia! E foi o que eu evitei, não ganhamos, mas não perdemos. Tenho boas notícias, a correção do euro vai terminar dentro em breve e teremos uma boa oportunidade de venda da moeda única, provavelmente quando se ler nos jornais, que a Europa está uma maravilha. A partir de agora, estamos alerta, se você tem euros está na hora de vender, ou no mínimo colocar um stop para buscar mais um pedacinho.

O SP500 fechou a 1.846, com queda de 1,17%; o USDBRL a R$ 2,3626, com alta de 0,44%; o EURUSD a 1,3867, com queda de 0,25%; e o ouro a US$ 1.371, com alta de 0,29%.
Fique ligado!

Comentários