Bad news!

Eu repeti inúmeras vezes que enquanto a China estiver crescendo a níveis razoáveis, para os padrões Chineses, ao redor de 7% a.a., não parece provável um contágio generalizado, a lá 1997-1998. Todos os meses os Purchasing_Managers_Index são publicado pelo HSBC, nos diversos países e esta noite foi o da China. Conforme pode-se ver no gráfico abaixo, o setor manufatureiro já está em contração, embora o dado publicado pelo Governo, só sai no início do mês.

 Os analistas estão atribuindo a fraqueza dos dados econômicos, ultimamente publicados, em razão dos recordes de temperaturas baixas, que imaginam, ter impacto em todos os países. O economista chefe do HSBC fez o seguinte comentário: ... February´s flash reading of the HSBC China moderated further as new orders and production contracted, reflecting the renewed destocking activities. The building-up of disinflationary pressures implies that the underlying momentum for manufacturing growth could be weakining. We believe Beijing policy makers should and can fine-tune policy to keep growth at a steady pace in the coming year... Tradução: O gato subiu no telhado, mas o governo sabe como tirá-lo!

Já na Europa, o mesmo índice mostrou um empate. Como acontece de costume, a Alemanha melhorou enquanto a França piorou, também com um Presidente como o Hollande não dá para esperar coisa melhor.


Existe um termo em inglês que talvez descreva bem o momento em que vivemos: muddle through, que significa confuso, tonto, como depois de beber. Por enquanto não apareceu nos dados todo o otimismo esperado pelos analistas, se for por causa da neve, vamos saber em breve, no momento só muddle through!

Enquanto o humor não melhora a nossa bolsa, o Ibovespa, continua em queda lenta e gradual. Ontem recebemos a informação que os estrangeiros investiram US$ 2,0 bilhões em renda fixa, também com os juros que os títulos públicos pagam não podia-se esperar algo diferente, entretanto para a bolsa não está sendo bem assim, o fluxo para os mercados emergentes, onde o Brasil se inclui, continua uma draga.

No post prova-dos-9 meus comentários foram ... reafirmei minha ideia anterior que, entre 45.000 - 55.000, é caixão, acontece que estou inclinado a projetar valores mais baixos, algo como 39.000... Acontece que está chegando próximo do nível inferior e tecnicamente não está nada bom, veja a seguir.

Desde de 2013, a bolsa vem apresentando um comportamento baixista, onde cada nova queda atinge patamares inferiores e a cada recuperação não recupera o anterior, como marquei acima. Parece que nos próximos dias o mercado vai "empurrar" as cotações ao nível de 45.000, para ver o que acontece, afinal as notícias estão do lado dos "ursos", termo que se usa para identificar os baixistas. Que fase!

Agora eu tenho visto muitos analistas colocarem toda a culpa no Governo, eles tem culpa sim, mas será que não é exagerado, pelo menos sobre a performance da nossa bolsa?

- David, conta aí, porque você está defendendo o Governo?
Amigão meu compromisso é com o bolso, não tenho que defender nem atacar ninguém, os fatos falam por si. Antes de observar o próximo gráfico, se eu propusesse uma aposta, para dizer quem está pior a bolsa brasileira ou Chinesa, garanto que apostariam na primeira, não mintam! Então veja o que aconteceu nos últimos 12 meses.

Literalmente empatada, surpreso? Um pouco, afinal se existe diferenciação entre os países emergentes e o Brasil está nos bad boys, e a China não, o que explica esta performance?  Não tenho uma resposta muito convincente, neste caso usaria a frase do meu ex-sócio: "Contra o fluxo não há argumento!"

O SP500 fechou a 1.839, com alta de 0,60%; o USDBRL a R$ 2,3701, com 0,99% de queda; o EURUSD a 1,3719, sem variação; e o ouro a US$ 1.323, com alta de 0,83. Conforme minha sugestão do post os-chineses-estão-apostos, uma parte da operação de compra de ouro a US$ 1.310, foi executada ontem, e por enquanto mantenham os parâmetros lá definidos.
Fique ligado!

Comentários