Swap sem risco

Ontem o mosca versou sobre os problemas que estamos passando aqui no Brasil por causa dos elevados níveis de inflação, e hoje o comentário será sobre os baixos índices desta variável nos USA, ou melhor, em quase todas as partes do mundo. É claro que não tem nada a ver a situação entre ambos, pois cada país tem suas particularidades, mas não deixa de ser interessante um BC rezando para que não caia mais e outro para que não suba.

Ontem foram publicados os dados de inflação nos USA, o CPI "cheio" e o que exclui os itens mais voláteis, gasolina e alimentos.


Sem comentários! continua estável e abaixo do nível de 2% apontado pelo FED como seu objetivo, em dezembro de 2012 (quadro amarelo). Do mesmo jeito que, enquanto aqui no Brasil, a inflação não der sinais de estabilização, nos USA o FED não vai subir os juros se a inflação não ultrapassar 2% a.a., isto não tem nada a ver com a diminuição dos helicópteros que devem continuar. Os juros longos de 10 anos continuam comportados conforme pode-se ver abaixo, porém se o mercado ficar assustado e o mesmo começar a subir, o FED vai ter que rever sua estratégia dos helicópteros.

Embora os juros tenham flertado ao redor de 3% a.a. em dezembro, região que frisei como perigosa no post o-macaco-marinheiro, retrocedeu depois disso. Ao invés de vilão, o principal "coxinha" é a inflação de bens, que está muito baixa, fruto dos crescimentos anêmicos e da recente alta do dólar.


Se Governos pudessem ser negociado nos mercados seria altamente recomendado uma operação de Swap entre o Governo Dilma, que se mostrou eficiente em aumentar a inflação e o Governo Obama que não vem conseguindo. A vantagem neste caso, e que além de gerar lucro nesta operação, muita gente iria ficar feliz! Hahahahah....

Algumas vezes eu publiquei um gráfico contendo as cotações de algumas moedas dos países emergentes, mas eu encontrei este a seguir bem mais ilustrativo.

Como vocês podem ver, este analista criou um índice ponderando igualmente todas as moedas de países emergentes e comparou com a taxa de juros de 10 anos dos títulos americanos. Assim, para saber sobre o futuro destas moedas, onde o real se inclui, basta acompanhar os juros. Se o meu raciocínio estiver correto, que o FED não vai subir os juros enquanto a inflação não subir, acho que vai ser difícil que o real despenque por este motivo.

Eu atualizei a chamada do blog para este ano "2014: Who Knows?" Que tal! Hahahaha....

O SP500 fechou a 1.835, com queda de 0,39%; o EURUSD a 1,3530, com queda de 0,65%; o USDBRL a R$ 2,3423, com queda de 0,89% e o ouro a US$ 1.253, com alta de 0,88%.
Fique ligado!

Comentários