Inércia

Qualquer profissional, ao voltar de férias, tem um período de adaptação. No primeiro dia é comparável à "anestesia" quando está perdendo seu efeito lentamente. Fiquei um bom tempo acompanhando as principais notícias, mas sem acesso aos meus dados técnicos, assim esperem até o final de semana para eventuais novas sugestões de trade, no momento só temos em aberto a compra de ouro que continua, dentro dos parâmetros indicados anteriormente o-euro-endoidou-hoje.

Ao mesmo tempo, estes períodos de abstenção aos mercados, são proveitosos para pensamentos mais amplos e avaliações em geral, e algo que venho refletindo é se deveria postar diariamente ou periodicamente. Como tudo na vida, tem vantagens e desvantagens, como vantagem é a disciplina na busca de assuntos interessantes aliado a previsibilidade para os leitores. Faça chuva ou faça sol, o mosca está no blog todos os dias no fechamento dos mercados, como desvantagem, nem sempre existem assuntos que merecem muito destaque. O que vocês acham?

- Xiiiii.... parece que voltou muito preguiçoso! Hahahah.... Meu voto é para o diário, afinal você é bem pago para isso!

O resumo do que aconteceu nestes dias é: Os países desenvolvidos estão se recuperando, principalmente os USA, enquanto os emergentes com um crescimento mais moderado. Assim as bolsas, dos desenvolvidos, deveriam continuar subindo, o dólar se valorizando e os juros longos subindo, o único dado que fugiu, e muito, desta tônica, foram os de emprego nos USA, mas o mercado tendeu a acreditar ser um ponto fora da curva, não uma tendência.

Por outro lado, alguns analistas estão alertando para a possibilidade de correções nas bolsas e que as coisas não andam tão bem como parece, onde as baixas taxas de inflação apresentam uma ameaça de deflação. Eu selecionei alguns gráficos para publicar hoje, inicialmente o SP500.


 Acima pode-se ver a comparação de 2 formações semelhantes a um megafone, na primeira durante os anos 70 (1), sucedeu-se a um grande período de alta e mais recentemente (2) estaria numa situação semelhante. Acontece que os parâmetros são muito diferentes agora, o Q-Ratio, que é a relação entre o preço de mercado de todas as companhias, dividido pelo preço de reposição; o P/L;  e por último, como pode-se ver abaixo, a posição elevada de compras de ações através de crédito.


Comentei inúmeras vezes sobre a concentração de renda que ocorre nos USA, é que vem aumentando desde que o FED adotou a política de intervenções monetárias nos últimos anos, os helicópteros.

A figura acima ilustra de uma forma didática como este enriquecimento vem ocorrendo. Será que este equilíbrio instável vai corrigir algum dia ou uma nova teoria de física está sendo criada, o "desequilíbrio estável"?

O SP500 fechou a 1.848, com alta de 0,52%; o EURUSD a 1,3602, com queda de 0,56%; o USDBRL a R$ 2,3603, com alta de 0,43% e o ouro a US$ 1.241, com queda de 0,25%.
Fique ligado!

Comentários