Que dia é hoje?

Sexta-feira 13! Como vocês sabem eu sou supersticioso, e se existe algum trader que diz não ser, provavelmente estará mentindo. Existe uma razão real para esta atitude, nosso trabalho consiste em "adivinhar" o futuro, o que por princípio é muito difícil, então que nenhum terceiro venha colocar olho gordo! Assim, hoje o post não vai ter nenhuma sugestão de trade.

Antes de começar os assuntos do dia, queria informar o esquema para o final de ano, o mosca entra de férias a partir de 20/12 e recomeça, de uma forma regular, em 15/01. Durante este período a frequência de publicação será irregular. Vou  fazer as previsões para 2014 contra a vontade, ou postar caso alguma evento importante mereça comentários. Espero que sintam minha falta! Hahahahah....

O UBS publicou suas previsões de crescimento para o próximo ano de uma forma visualmente muito clara.


Embora seja particular daquela instituição, não difere muito dos outros Bancos. Se este cenário se materializar, o mundo terá um ano bom, com os USA crescendo 3% a.a., a Europa 1,1% o que já seria uma vitória, a China 7,8% excelente e o Brasil 3% a.a. o que eu acho elevado, estaria mais para 2,2%, mas nenhum desastre. Assim é bem provável que os helicópteros serão recolhidos para seus hangares até a sua completa paralisação ao final do ano.

O risco será o impacto da retirada dos estímulos monetários pelo USA, bottom line: O SP500 e derivados vão ou não sofrer? A resposta a esta pergunta vale alguns bilhões de dólares. Toda a torcida do Corinthians sabe que eu estou esperando a onda C desde o final do ano passado, e por enquanto não só ela não veio, como o índice americano subiu mais de 25% este ano, por outro lado não pude descarta-lá.

Nos posts deste ano, em que fiz comentários do SP500, notei que nenhum perigo floresceu, apenas alguns momentos que mereciam uma maior atenção. Hoje esta atenção surgiu no indíce americano Russell 2000, das pequenas e médias empresas, conhecido também como samll caps.


O que esta análise técnica quer enfatizar, é que todas as vezes que este índice tocou na linha superior do gráfico, em seguida houve uma queda substancial, vai acontecer de novo, ou romper definitivamente? Não sabemos, mas um sinal de atenção emergiu.

Os imóveis americanos saíram do buraco, depois de quase 6 anos que a crise imobiliária eclodiu, agora o valor deles estão empatando com as dívidas.
Notem que o motivo foi a valorização dos imóveis, principalmente, depois de 2012. Aqui também a retirada dos helicópteros podem ocasionar algum impacto, principalmente se os juros de longo prazo subirem.

Se dependesse de Wall Street já poderíamos ouvir aos berros os banqueiros, corretores e afiliados gritarem em alto e bom tom, para os pilotos dos helicópteros: Fica, fica, fica......Hahahaha...

O SP500 fechou a 1.775, sem alteração; o USDBRL a R$ 2,3295, com queda de 0,11%; o EURUSD a 1,3738, com queda de 0,12% e o ouro a US$ 1.237, com alta de 1,10%.
Fique ligado!

Comentários