O macaco marinheiro

A volatilidade dos mercados está baixíssima, ao ligar meu terminal de cotações pela manhã as oscilações tem sido mínimas em todos os mercados. O entendimento do conceito de volatilidade é mal concebido, normalmente utiliza-se para indicar quedas, mas seu sentido matemático é amplo, a volatilidade se eleva quando os preços oscilam, tanto pode ser para quedas quanto para a altas. Assim, meu entendimento do porque ela está baixa é porque pairam dúvidas sobre o futuro, mas os mercados não caem, porque existem perspectivas positivas apontadas pelos analistas, assim o mercado fica num compasso de espera.

Hoje vou mudar 360º graus dos assuntos financeiros, como digo em tom de provocação, isto remete a uma situação da história na época de Napoleão, quando suas tropas marchavam varrendo toda a Europa. Depois da desastrosa invasão à Rússia em 1812, a história contada a seguir se passou quando os Britânicos também lutavam contra os Franceses.

Durante o momento da Guerra Napoleônica, Hartlepool era uma cidade com 900 habitantes e todos eram obcecados com a possibilidade de ataque pelos Franceses, assim todas as precauções foram tomadas para repelir uma invasão Francesa. Uma noite, depois de uma forte tempestade, um navio naufragou no Noroeste da Inglaterra, deixando um solitário sobrevivente, um macaco, que foi encontrado em terra, exausto e ferido, mas ainda agarrado ao mastro. Qualquer um pode imaginar o quão feliz ele estava ao ser encontrado nas areias da praia de Hartlepool.

Acontece que ele estava vestindo um uniforme da marinha Francesa, o que passou a ser sua causa direta de sofrimento depois de algumas horas da sua salvação milagrosa. Os historiadores, em suas melhores tentativas de explicação, imaginaram que a tripulação confeccionou o uniforme para poderem se divertir. Porém os cidadãos de Hartlepool não acharam graça ao encontrar o macaco vestido daquela forma que não estavam familiarizados, eles imediatamente prenderam o macaco e o mesmo deveria ser julgado imediatamente na praia.

O macaco foi interrogado com uma bateria de perguntas, mas como ele não conseguia (ou queria! Hahah..) responder, e os locais não sabiam como um marinheiro Frances se parecia, chegaram a conclusão que o macaco era um espião, e assim ele foi sentenciado a morte na praia!

O analista usou esta passagem da história para uma analogia atual, onde os investidores do mundo são confrontados pelos mercados que estão "vestidos" para divertimento da tripulação do navio, e parece que ninguém reconhece os que eles estão vendo. Claro, eles se parecem com os mercados, mas ao mesmo tempo há um desconhecimento que é extremamente irritante para alguns da multidão reunida. Mas a maioria da multidão resolveu olhar os mercados de uma maneira cega, na expectativa de que tudo será como deveria.

... Onde quer que olhamos há sinais que os mercados são apenas macacos vestidos com uma fantasia"...

Este analista apresenta algumas das "fantasias", a primeira é relativa ao níveis de inflação, o gráfico abaixo apresenta o nível de inflação medido pelo CPI e um outro recalculado com a base utilizada até o ano de 1980. Sob este critério os índices hoje estariam na casa dos 10% a.a!


Em seguida apresenta uma pesquisa feita com os americanos para identificar quais itens afetam as finanças pessoais.

Diferente do que o FED acredita, não é a bolsa de valores e nem os imóveis que afetam suas finanças e sim o preço da gasolina e dos alimentos.

Vou comentar sobre os juros dos títulos de 10 anos americanos, afinal é através dele que conseguimos ter um boa dica do que o mercado espera, depois da alta iniciada em maio deste ano, quando estava ao nível de 1,60% a.a. e em 4 meses atingiu 3,0% a.a., só com a possibilidade de diminuição dos helicópteros. Logo em seguida, com a afirmação que os helicópteros ficam, ficou contido num intervalo entre 2,60/2,80% a.a.

Meu plano A seria uma nova queda até os níveis de 2,3/2,4% para depois um novo ciclo de alta, para isto acontecer bastaria uma indicação pelo FED que os dados de emprego melhoraram, mas que preferem continuar por mais algum tempo, haja visto os baixos níveis de inflação, seria um banho gelada no mercado! O plano B seria uma linguagem mais hawkish, tipo chega de helicópteros a partir de agora! Só a título de lembrança, na próxima quarta-feira será realizada a última reunião do FOMC este ano, espero que não apareça, como único sobrevivente, um macaco vestido de banqueiro! Hahahahah....

O SP500 fechou a 1.802, com baixa de 0,32%; o USDBRL a R$ 2,3087, com baixa de 0,47%; o EURUSD a 1,3759, com alta de 0,16%; e o ouro a US$ 1.261, com alta de 1,69%.
Fique ligado!

Comentários