Bolha nos estudos?

O título de hoje parece bizarro, como pode ter uma bolha nos estudos? É marketing, só a chamada! Hahahaha... O que eu vou avaliar é se o volume de empréstimos feitos as pessoas que estão estudando é excessivo. Nem preciso dizer que isto não ocorre, infelizmente, aqui no Brasil, parece que é melhor investir em estádios! Com a crise de 2008 vários americanos voltaram as escolas pois o fato do desemprego ter se elevado motivou este movimento.

As despesas com escolas nos USA são passíveis de financiamento pelo governo americano, o aluno é obrigado a contribuir com um mínimo destes valores. O interessante é que este montante mínimo decresceu no tempo, até os anos 90 era de US$ 4.000/ano, a partir daí foi para US$ 3.000 e depois da recessão se estabilizou em US$ 2.125, um decréscimo nominal de mais de 50%. Por outro lado vejam o que aconteceu com os custos.

Enquanto a inflação foi de aproximadamente 100% neste período, estas despesas cresceram 1.181%, quase 10 vezes superiores! Qual a razão de tal elevação? Talvez uma parte da resposta pode ser vista no gráfico a seguir, onde observa-se a evolução do volume de empréstimos nesta categoria.


Tenho quase certeza que passou pela sua cabeça que foi um oportunismo das escolas, que se aproveitaram desta "moleza" dada pelo governo americano, infelizmente é esta a mentalidade que temos por aqui, mas tendo participado de alguns cursos feitos no exterior, não acredito nesta hipótese, acredito que as escolas aperfeiçoaram seus cursos e principalmente os professores foram melhores remunerados, condição necessária para um bom ensino.

Acontece que estes volumes atingiram valores bastante elevados, e hoje representam quase a metade dos ativos federais, bem superiores aos empréstimos para moradias!


A decisão de melhorarem sua formação tem um embasamento econômico, já faz algum tempo que a maior parte do PIB americano é no setor de serviços, e soma-se a isso, a evolução tecnológica dos últimos anos além da concorrência dos Asiáticos.

Ter melhor formação permite melhores salários, além de que, tem conseguido manter seu poder de compra nos últimos anos.

Eu tenho visto vários analistas preocupados com o crescimento no crédito estudantil e alertando para uma possível bolha, não tenho tão claro este risco, pois somente um desastre na geração de empregos poderia desencadear atrasos nas prestações, caso contrário poderiam ser saldadas pelo aumento de salários provenientes desta melhoria.

Em todo caso, é melhor fazer empréstimos para a população estudar, lógico de uma forma séria, do que fornecer a OGX,  para que seu dono se torne o homem mais rico do mundo. A diferença é que, politicamente investir em estudo não gera votos no curto prazo!

Vou atualizar minhas ideias sobre as ações da Apple, no post cada-macaco-no-seu-galho eu publiquei o gráfico abaixo com a recomendação, para quem estivesse comprado, vendesse suas ações.

Quem não vendeu se deu bem, pois desde então, subiram 12%, notem que era para quem estivesse comprado, não sugeri uma venda a descoberto.

Meu acompanhamento nesta ação é discreto, de tempos em tempos dou uma olhada, e hoje me chamou a atenção alguns parâmetros técnicos. Vou sugerir uma venda ao nível de US$580/US$600 para um target ao redor de US$ 380 e com stop a US$ 650, é um bom risco retorno.

Às vezes eu me pergunto se tenho um pouco de raiva da Apple, e por esta razão sugiro operações de venda, talvez! Mas eu quero comprar, não nestes preços, afinal minha promessa de troca de telefone continua em pé ... vai buscará os níveis de US$ 320/330, e aí eu vou cumprir minha promessa de comprar um IPhone, pois pretendo comprar suas ações e mudar meu "discurso", afinal o compromisso é com o bolso! Hahahahah....Até estou disposto a subir um pouco os preços de compra, mas isso fica para um outro momento, agora tenho que ficar aguentando a gozação de meus amigos por usar um Samsung IV, mas eles que me aguardem, vou ter um iphone no futuro!  Hahahah...

O SP500 fechou a 1.775, com queda de 0,38%; o USDBRL a R$ 2,3320, com queda de 0,38%; o EURUSD a 1,3752, com queda de 0,24% e o ouro a US$ 1.225, com queda de 2,15%.
Fique ligado!

Comentários