SP500: Comprar ou não comprar?

A polêmica está instaurada, com o final do ano os analistas são "obrigados" a fazer uma projeção sobre os preços dos ativos. Neste momento, dado a excelente performance do SP500, ultimamente é nele que se concentram as atenções. O mosca não concorda com datas fatídicas, mas também não consegue negar a importância que tal fato ocasiona nos investidores, assim trago hoje algumas opiniões.

Inicialmente vou comentar a análise de Lance Roberts, que se baseia em fatos puramente estatísticos sobre o passado.

Recuperações Econômicas e retornos subsequentes do mercado

Nos ciclos econômicos sempre depois de uma recuperação o mercado corrige suas altas, que normalmente coincidem com uma recessão. O gráfico a seguir mostra todas as recuperações que ocorreram, desde 1879, depois de uma recessão.


A estatística e curiosa:

  • Número de recuperações econômicas = 29 meses
  • Média de meses por recuperação = 39
  • Atual recuperação econômica = 53 meses
  • Números de recuperações que duraram mais que a atual = 6
Como dito acima, depois de um ciclo de alta é esperado uma retração. Abaixo verifica-se como foram estas quedas depois dos ciclos de alta.


Aqui as estatísticas também são interessantes.

  • Media de números de meses de contração = 14
  • Média de contração durante toda a série = - 29,13%
  • Média de contração que se seguiu entre sete maiores recuperações = - 36%
Um outro analista, John Hussman, enviou uma carta aberta ao FED, alertando sobre o risco de uma bolha no mercado de ações, seus motivos podem ser vistos no gráfico abaixo, onde enfatiza seus argumentos bem como a forma que o mercado vem se comportando nos últimos meses.


Do outro lado, Jonatham Golub, acredita que this time is dieferent, quando analisa a saúde do mercado. Para defender sua tese, construiu um índice comparativo entre as 50 ações que mais subiram relativas as outras 450, veja a seguir.


Quando houve a bolha da internet, bem como o período que antecedeu a recessão, as altas ocorreram mais forte sobre estas 50 ações, enquanto que hoje parece ser algo mais generalizado abrangendo a sua grande maioria. Meu contra ponto a este argumento, é que neste período temos os helicópteros que podem ter sido o real motivo deste fato.

Com quem o mosca fica? Com os gráficos! E por enquanto, conforme o que publiquei no post os-pilotos-estão-furiosos, não há nenhuma indicação de queda, embora não acredito que apresenta um bom risco x retorno.

Um breve comentário sobre o USDBRL. Desde que iniciamos um trade de venda de dólar, no post não-compre-gato-por-lebre, o gráfico lá pulicado, encontra-se a seguir.

Tinha então imaginado dois caminhos distintos para a queda e parece que pelos últimos dias está se desenhando o plano (B).


Parece que está se formando um triangulo, e se for assim, o próximo movimento esperado seria de uma queda. Vamos aguardar para verificar se até os Vascaínos vão vender em seguida, afinal depois da vitória suspeita sobre o Cruzeiro stjd-vai-analisar-frase-polemica-de-julio-baptista-contra-o-vasco, Campeão disparado do Brasileirão, também tentarão um "belisco" aqui, mas sem ajuda do adversário! Hahahahah....

O SP500 fechou a 1.802, sem alteração; o USDBRL a R$ 2,2964, com alta de 0,56% o EURUSD a 1,3573, com alta de 0,43% e o ouro a US$ 1.242, com baixa de 0,77%.
Fique ligado!

Comentários