Sonho: O espião do inconsciente

O sonho foi estudado inicialmente por Sigmund Freud, ele é "o analista" que elaborou várias explicações e maneiras de analisar seus conteúdos. Na minha análise eu levo os meus, que em conjunto, procuramos decifrar seu conteúdo. Da minha experiência, a única coisa que posso afirmar com certeza, é que não se deve concluir com as evidencias, ou seja, se você sonhou com uma pessoa que passou por um acidente, nem pense em ligar, não significa que você teve uma premonição.

A mente humana é outra área onde é preciso muita pesquisa, buscando entender seu funcionamento, longe de ser como um algorítimo de álgebra booleana, é de extrema complexidade. Agora é o sonho que permite espionar o que se passa no inconsciente, pois é aí que as nossas emoções e percepções agem livremente, sem nenhuma restrição colocada pela razão.

- David, vamos lá, onde você quer chegar?
Está bem, tive um sonho tenso neste final de semana, que tinha em seu enredo os negócios, acordei pensativo, será que meu inconsciente quer me dar algum recado que a onda C está próxima? Devo confessar que minhas leituras a partir daí buscavam alguma evidência neste sentido. Inicialmente li um sobre bolhas, como são formadas, as várias que já vivenciamos, até chegar na conclusão deste autor que, o SP500 e o preço das terras nos USA vivem numa bolha. Dá para rejeitar esta ideia? Não dá mesmo, afinal os helicópteros estão aí, e mais dia, menos dia vão ter que ser retirados de circulação, vai ser numa boa? Não parece.

Depois outro recomendando a compra de ouro, e não como o trade que sugeri no post china-manda-recado-ao-brasil, que é uma "especuleta", mas com gusto, motivo? Esta injeção de liquidez em todos os cantos do planeta, tende a gerar inflação, que por sua vez fará o dólar se esborrachar, juntamente com os títulos longos. Dá para refutar? De jeito nenhum.

E aí um outro que apresentou o gráfico abaixo, onde mostra que os preços das commodities estão rompendo pontos importantes para baixo com uma alta do dólar, representado pelo U.S._Dollar_Index, que é uma cesta de moedas.


O que ele quis alertar é que o mercado está dando sinais de deflação, o que de certa forma antagônico com os temores acima. Dá para descartar? Não, e aqui vale uma ressalva importante, não vivemos em nossas vidas nenhum momento com este cenário, só tomamos conhecimento pela história, e não são nada agradáveis.

Fui pedir ajuda aos "universitários", como diria Silvio Santos, os gráficos, e o que retiro é uma visão mista, nada muito conclusivo.

O que fazer? Primeiríssima conclusão, é não ter uma ideia pré-estabelecida de um cenário, isto não significa que não se deva ter nenhuma, mas não se apaixone por ela, fique aberto e atento para eventuais mudanças de rumo; segundo não bet the ranch em nada, tenha um portfólio balanceado; e por último não use alavancagem de modo algum, lembre-se do Eike Batista. Está é a melhor interpretação que posso fazer deste sonho.

Hoje vamos ao Ibovespa, que desde o post e-festa-continua recou um pouco, tinha deixado também meu recado quanto ao futuro ... No post ressaca-nos-mercados eu apontei para a possibilidade deste índice atingir 60.000 e parece que caminhamos para lá. Depois disso, não compro e não vendo...


Eu considero uma aposta interessante na compra, o índice está a 54.280, pode-se comprar com um stop a 52.000 e um Target a 60.000, um risco de perda de 4,4% para um ganho de 10,5%, um belisco! Só espero não ter pesadelos está noite! Hahahaha....

O SP500 fechou a 1.767, com alta de 0,36%; o USDBRL a R$ 2,2451, com queda de 0,50%; o EURUSD a 1,3513, com alta de 0,13% e o ouro a US$ 1.314, sem variação.
Eu vou postar durante o horário de verão aqui e de inverno no hemisfério norte, as 19 horas, por conta do fechamento da bolsa de NY.
Fique ligado!  

Comentários