O Mercado está confuso

Na década de 80 o Rio de Janeiro era o local preferido para a sede das Corretoras de Valores, naquela época, a negociação dos títulos públicos era conhecida como "Open Market". O governo, para financiar sua dívida pública, emitia títulos cujo prazo máximo eram de 5 anos. Para atrair os intermediários à compra, pagava uma remuneração de inflação + 6% a.a. e a taxa SELIC era de inflação +0% a.a.

Não precisa ser um grande matemático, nem entender muito de economia, para chegar a conclusão que dava muito lucro, considere que a antiga "1088", resolução que limitava a alavancagem em títulos públicos em 30 vezes o patrimônio, e um lucro de 6% a.a. no financiamento da carteira, chega-se a uma receita de 180% do patrimônio por ano! Tempos bons!

Esta era a razão da proliferação de pequenas corretoras, pois o único cuidado era ficar atento à uma mudança na política monetária, com elevação da taxa SELIC, ai o prejuízo poderia ser razoável. Mas mesmo assim o BC recomprava os títulos nestas situações, para minimizar o "preju do merrrcado".
A estrutura destas corretoras normalmente era composta por 2 sócios, um bom economista e um operador para dar a "porrada", termo usado quando se ganhava muito, e mais 1/2 dúzia de "gatos-pingados".

Logo no início do mosca, relatei uma passagem muito ilustrativa desta época que se encaixa bem ao momento que vivemos, é engraçado, leia no link é-para-comprar-ou-para-vender?. Por que eu digo isso? Ontem o FED disponibizou a ata de sua última reunião, e o que se pode concluir é que seus membros estão muito divididos, porém como o mercado "precisa" saber se o FED vai ou não tirar os helicópteros, mirou numa frase do comunicado que diz: ... "Federal Reserve officials signaled they may taper their $85 billion in monthly bond buying “in coming months” if the economy improves as anticipated"... Pronto isto foi suficiente para iniciar uma venda maciça dos títulos de 10 anos e assemelhados. Eu me pergunto, qual a novidade? Nenhuma! 

Ontem foram publicados alguns dados, inicialmente vejamos a inflação mediada pelo CPI



A linha em vermelho representa a inflação total, observem que caiu abaixo de 1% a.a., enquanto aquela que exclui alimentos e energia recuou levemente e encontra-se a 1,7% a.a. Aqui nenhuma ajuda para retirar os helicópteros. A seguir as vendas no varejo ajustadas pela inflação e crescimento da população.


Pode-se concluir que vem melhorando a passos de tartaruga, pois ainda não atingiu o pico de 2006.

Assim como a situação do operador carioca que queria que seu sócio deixasse de milongas e dissesse se era para comprar o vender, o mercado está querendo que o FED faça o mesmo, acontece que eles também não sabem!  Esta situação está virando um trauma e enquanto a Autoridade Monetária não iniciar uma redução, mesmo que pequena, dos helicópteros, vamos ficar ao sabor destes spikes, eu recomendo fixar-se nos dados.

Quando eu comecei a acompanhar o IBOVESPA enfatizei que não vislumbrava grandes ganhos, uma vez que se encontra numa correção. No post sonho-o-espião-do-inconsciente, me aventurei numa compra, mas com muitas ressalvas veja o texto ... Eu considero uma aposta interessante na compra, o índice está a 54.280, pode-se comprar com um stop a 52.000 e um Target a 60.000, um risco de perda de 4,4% para um ganho de 10,5%, um belisco! ... Pois bem, levamos o belisco e fomos estopados.


O gráfico acima contempla um período mais longo e parece que está se formando uma correção denominada triple zig-zag, observe as cores, o primeiro zig está em verde, em seguida vem o zag em marinho, depois o segundo zig em azul piscina seguido do zag em marinho e por último o terceiro zig em rosa. Eu imaginava que a correção poderia ter terminado com um "primo", o double zig-zag, mas agora observando alguns dados técnicos abriu esta nova possibilidade, que só será negada se o índice superar a marca de 63.500, bem distante de onde estamos. Qual é o grau de confiança? Baixo, razão pela qual não sugiro uma venda, mas também não quero estar com posição.

- Boa David, assim não tem erro, depois do triple vem quadruple e etc...
Hahahah.... esqueci de comentar, só existe triple!

A pedido de um leitor inclui um link onde pode-se acessar um dicionário da infomoney de termos financeiros, ele se encontra na coluna da direita do blog.




O SP500 fechou a 1.795, com alta de 0,81%; o USDBRL a R$ 2,3055, com alta de 1,54%; o EURUSD a 1,3481, com alta de 0,33% e o ouro a US$ 1.242, com queda de 2,66%.
Fique ligado!

Comentários