O gato subiu no telhado

Ontem comentei que não postaria hoje, a não ser que houvesse algo importante. Mas, não foi o que aconteceu, eu não sei se o motivo é o que declarei ou se estou viciado! Deixo a vocês julgarem.

Na reunião do COPOM de ontem, deu a lógica, a taxa SELIC foi elevada para 10% a.a. Não consigo esquecer do post que escrevi em maio de 2012 surprise, quando o governo embarcou numa barca furada, ao baixar os juros na marra. Esta parece uma daquelas situações onde no passado, não segui os conselhos de minhã mãe e dava tudo errado, já sabia o que iria escutar! ... Não te falei!... ficava com uma cara de me---a, neste caso, vou usar a mesma técnica de minha mãe: Eu avisei!

Porém aconteceu algo de diferente no comunicado quando o BC eliminou alguns trechos, ao comparar com o relatório anterior. O mercado entendeu o recado: o gato subiu no telhado, e daqui em diante pode-se esperar ou uma interrupção ou no mínimo uma diminuição no ritmo das altas para 0,25%. As taxas recuaram com títulos prefixados caindo 0,25% a.a.

Hoje pela manhã participei de um evento realizado pelo Credit Suisse onde este Banco expôs suas perspectivas para o ano de 2014. Alguns comentários iniciais, primeiro que estava tão lotado que mais parecia uma festa de casamento, impressionante, em segundo que a apresentação foi esplendorosa na sua forma, eles se utilizaram de slides incríveis e com muita clareza, Parabéns!

De uma maneira geral estão otimistas com a economia dos países desenvolvidos e não tão otimistas em relação ao Brasil, que diga-se de passagem é unanimidade entre outros analistas,  não encontrei nenhum Banco que não partilha da mesma opinião. Hummmm..... consenso não é bom!

  • Os USA vai crescer 2,6%, a Europa 1,5% e a China 7,5%.
  • Helicópteros diminuem a partir de março 2014.
  • Juros no exterior permanecem baixos por um bom tempo.
  • Brasil cresce meros 2%. (Pibinho?)
  • Câmbio USDBRL R$ 2,60 para o final de 2014.
  • Selic 10,25% para 2.104 e 12% em 2015! Uallll..
  • Inflação beira 6,2% em Agosto de 2014! (boa data para a Dilma!)
  • Contas externas menos ruins, diminuição do ingresso de investimentos com melhoria da Balança Comercial.
  • A projeção das eleições apresenta um quadro indefinido.
- David, Xiiii.... você está na contra mão no real!
Calma, em nenhum momento eu exclui a possibilidade do USDBRL subir, você deve estar se referindo a meu trade de curto prazo. Estou republicando meu gráfico de longo prazo com os níveis que tinha mencionado antes, agora se vai acontecer no dia 31/12/2014 ou 7/9/2014 9 (opa, este não dá é feriado! Hahahah..) eu não sei! Shshshsh.... nem eles.

O que eu estou operando no curto prazo é uma correção, depois disso meus pontos estão anotados no gráfico e o "pepino" aconteceria se por acaso este par for acima dos R$ 3,00.

- David, você acha uma boa comprar agora para buscar R$ 2,60 no final do ano, se eles estiverem certos?
Façam suas contas, do nível que está hoje R$ 2,33 até aquele corresponde uma elevação de 11,5% e os juros no período de 13 meses, mais ou menos vai ser de 11%, vale a pena? Não esqueça que pode não acontecer, ou este não ser o melhor preço, up to you!

O mercado teve uma liquidez muito baixa e somente operou moedas, bolsa na Europa e o ouro, assim o USDBRL fechou a R$ 2,3292, sem alteração; o EURUSD a 1,3603, com alta de 0,18% e o ouro a US$ 1.243, com alta de 0,52.
Fique ligado!

Comentários