Você sabe como comprar um terno?

O mundo está paralisado aguardando que os políticos americanos cheguem a alguma decisão, mas passados 8 dias onde vários órgãos se encontram fechados, pouco progresso foi alcançado. Os bancos por sua vez estão elaborando relatórios com vários cenários possíveis, mas qual a valia deste trabalho? Na minha opinião pequena, pois não adianta olhar para o passado e buscar uma semelhança, não tem, também associar probabilidades não resolve a vida de ninguém, aqui aplica-se aquele caso em que um sujeito compra um carro, cuja probabilidade de um defeito no eixo de direção é de 0,1%, porém se é o dele que quebra e perde sua vida, a probabilidade para ele, foi de 100%.

Acho que a decisão mais sábia nestas situações é  simples, e só exitem duas: 1) Se você está com receio que algo muito ruim possa acontecer, venda sua posição e aguarde; 2) Se ao contrário, acha que no final tudo vai se resolver, afinal qual político vai querer ser acusado de quebrar os USA, não leia as notícias até que algo concreto seja anunciado, e reze! Hahahah....

Neste meio tempo não vou ficar enchendo linguiça trazendo todas estas análises para vocês, por isso resolvi colocar um artigo muito bem feito do que você deve observar ao comprar um terno. Quem já não comprou um, que depois de algum tempo teve que jogar no lixo? Eu já, vários diga-se de passagem, veja o link a seguir, é muito útil para os homens good-fitted-suit-visual.

O banco JP Morgan fez uma apresentação a seus clientes e eu selecionei alguns slides interessantes.

Na parte superior do gráfico encontra-se a correlação entre as ações de grandes companhias. Isto significa que quanto maior este índice, mais este grupo de ações oscilam na mesma direção, ou seja, pouco efeito têm a diversificação. Na parte inferior está espelhado a volatilidade no mesmo período, perceba que, quando a volatilidade sobe aumenta o índice de correlação entre as ações.

Normalmente a volatilidade aumenta quando a bolsa cai, e o que este estudo mostra é que nestas situações, tanto faz sua carteira de ações estar diversificada em vários setores, pois todas todas vão cair mais ou menos iguais.

É esperado quando os juros sobem que a bolsa caía, porém não foi o que aconteceu nos últimos anos nos USA, pois abaixo de 5% a.a. de juros nos títulos do Governo, a correlação se tornou positiva, influenciada pelos novos tempos que vivemos, com enxurrada de helicópteros.

O euro vem se aproximando lentamente da cotação onde os traders Espanhóis, Italianos e Franceses deveriam jogar a toalha black-swan, e parece que vão, veja a seguir.

Quem diria, o euro chutado por todos chegando próximo de 1,40! O mosca está tranquilo, não foi por falta de aviso para ficar fora da "moeda armadilha", agora todos os analistas encontram fundamentos para justificar este movimento, mas vocês já sabem que é assim. Bem, voltando ao que interessa, se passar de 1,38, é muito provável que irá buscar 1,44/1,45, e aí uma venda será recomendável.

David, você não arriscaria uma compra se passar de 1,38?
Não, você está muito greed! Esta traiçoeira pode te seduzir, e você perder a oportunidade de venda, pois pode não chegar aos 1,44 desejados. Daqui em diante, finalmente, o euro passa estar no meu radar para venda.

Em conversa com um leitor, eu percebi que estou cometendo um erro, ao simplificar minha comunicação quando menciono operações envolvendo moedas, isto tem causado alguma confusão. A regra universalmente conhecida é expressar o par a que se está referindo, por exemplo, quando falo do real é a sigla USDBRL, ou seja quantos reais são necessários para se comprar 1 dólar. Já quando a assunto é euro EURUSD, e usando o mesmo raciocínio, quantos dólares são necessários para comprar 1 euro.

Daqui em diante vou usar estas nomenclaturas, e quando falar em comprar ou vender, sempre me refiro a moeda que está no início da sigla, exemplos:

USDBRL - comprar ou vender dólares contra o real.
EURUSD - comprar ou vender euros contra o dólar.

Qualquer dúvida usem o local para comentários, no final do post, que eu respondo.

O SP500 fechou a 1.655, com baixa de 1,23%, Hummm... não está indo bem; o USDBRL a 2,2091, com alta de 0,21%; o EURUSD a 1,3571, sem variação; e o ouro a US$ 1.319, com baixa de 0,15%.
Fique ligado!

Comentários