Dedo no gatilho

Na última reunião do FOMC o mercado ficou chocado com a decisão do Comitê, ao continuar com os helicópteros, todos consideravam barbada que iria diminuir. Como não aconteceu, de agora em diante nos dias que antecedem esta reunião, os investidores não querem saber de nada, somente aguardam o comunicado para decifrar a ideia da autoridade americana, e é o que se pode ver no noticiário hoje, os analistas dão os seus palpites, mas sem muita convicção, e caso seja diferente do esperado, estão com o dedo no gatilho.

Hoje foi publicado o CPI, índice de inflação ao consumidor, ele ficou em 0,2% no mês e na base anual a taxa caiu para 1,2% a.a., total estabilidade a níveis perigosamente baixos!

Enquanto eu e a torcida do Yankees, Manchester United e por que não do Corinthians, esperamos o resultado do Comitê, achei interessante a conclusão de um estudo, feito por Daniel Kahneman, premio Nobel de economia de 2001 ... O resultado obtido através de conselheiros financeiros, num período de oito anos, se parece mais com um jogo de dados.....

Declaração forte para um estudioso do assunto, mas o que está implícito é a imprevisibilidade sobre o futuro, muito diferente da crença dos analistas que se baseiam em análises fundamentalistas. Vamos aos gráficos, eles são "humildes" em aceitar prejuízos quando erramos.

Toda vez que vou falar sobre o euro, fico com a sensação que não vou acrescentar muita coisa, e aí vocês poderiam se perguntar o porquê da minha insistência, eu daria dois bons motivos, primeiro que é a moeda mais líquida depois do US$, trilhões negociados diariamente e segundo que está chegando à preços que me deixaram em alerta.

No post você-sabe-como-comprar-um-terno? eu escrevi ... se passar de 1,38, é muito provável que irá buscar 1,44/1,45, e aí uma venda será recomendável... Daqui em diante, finalmente, o euro passa a estar no meu radar para venda....


Bem, as duas premissas já foram completadas, o euro 'beliscou" 1,38, portanto do ponto de vista técnico missão cumprida, segundo daqui em diante o envolvimento do mosca será na venda, afinal todo mundo já acredita que a Europa não tem mais problemas, ou seja, os vendidos jogaram a toalha.

Não vou apostar contra agora, pois o único indicador foi o de ter atingido 1,38, os outros apontam novas altas, o míni retângulo em verde é o target, 1,43/1,45. Agora caso ele não pare e continue subindo, a região em vermelho passa a ser de alerta, mas é acima de 1,51 que eu vou ter que rever todos os meus cálculos.

- Pronto, está feliz? Você continua com a mesma mania de sempre,"se não cair vai subir"!
Eu entendo que é difícil mudar os costumes, estamos habituados a decidir em cima de um pensamento e não ter um plano B. Vamos usar os conselhos de Daniel Kahneman e aceitar que o futuro é imprevisível, e quando fazemos um investimento, ou melhor, uma aposta com boa probabilidade de ganhos, limitamos nossos prejuízos se as coisas não andarem como imaginamos.

Pronto, saiu a decisão do FED, continua tudo do jeito que está, mantem o nível de novos helicópteros, haja céu! Hahahaha.... o mercado foi a busca de diferenças, como no jogo dos sete erros. Alguns analistas  acreditam que a redução dos HL, virá em janeiro outros em março, até aí nenhuma novidade. Ah, antes que eu me esqueça, HL = helicópteros, acho que vou ter precisar por muito tempo! Porém o Comitê continuou deixando claro que depende dos próximos dados, então ..... segue o jogo!

O SP500 fechou a 1.763, com baixa de 0,49%; o USDBRL a R$ 2,1835, sem variação; o EURUSD a 1,3735, sem variação e o ouro a US$ 1.343, sem variação.
Fique ligado!

Comentários