Ressaca nos mercados


Quem já não passou do ponto na bebida, e naquela hora de crise onde tudo roda e a proximidade do banheiro é importantíssima, vem o pensamento: " juro que nunca mais vou beber"! Acontece que essa promessa é esquecida com o tempo, e novas situações ocorrem, é verdade que com menor frequência. Também conhecem o day after, como se diz em italiano uma nhanca!

Depois do estrondoso celebration, em ressaca, é como se encontram os mercados nesta semana, onde nada de muito interessante acontece, aliado ao fato de que poucos dados econômicos estão sendo publicados. Então hoje vou comentar sobre alguns pontos que merecem algum destaque, até que a bebedeira cesse e os mercados ganhem movimento.

A seguir alguns gráficos publicados pelo Deutsche Bank e já atualizados depois do FOMC, inicialmente com sua matriz de riscos, que retrocedeu com os últimos eventos.


 Em seguida uma ilustração da performance dos vários ativos no ano, vejam que houve um retrocesso importante nas taxas de câmbio em relação ao dólar e as bolsas ficaram todas positivas, com exceção do índice brasileiro Ibovespa.


E por último suas estimativas para o crescimento nos próximos dois anos nas várias regiões.


Se estas previsões se concretizarem, teremos um período de relativa estabilidade com performances positivas nos mercados de risco, agora não é isso que os gráficos dizem e quando o fundamento não bate com o técnico, é certeza que um dos dois vai errar, e vocês já sabem em quem eu confio mais!

No post china-algum-otimismo? eu inciei minha cobertura no índice Ibovespa, as perspectivas não são muito animadoras do ponto de vista de novos trades, pois está numa correção. Veja o desenrolar desde a última publicação.

 O primeiro intervalo que eu tinha mencionado foi atingido no dia 19/09, com a máxima de 55.900. O que fazer agora? Com um viés muito oportunista eu aguardaria uma correção ao nível de 52.000 para tentar alguma coisa, por outro lado, não descarto uma alta ao redor dos 60.000.

Nestas situações é muito difícil ganhar alguma coisa se não sairmos rápido, o que não é o objetivo do mosca. Lembrem-se do que o estudo técnico mostrou, ao ficar 37% do tempo fora do mercado (vejam tabela no celebration), o retorno elevou-se  muito.

Quiz: Você acha que uma empresa cujas ações tiveram o comportamento do gráfico abaixo, pode-se recuperar? Se for um banco depositaria seu dinheiro? Amanhã eu digo quem é.

O SP500 estava a (*) 1.703, com alta de 0,10%; o real a R$ 2,1968, sem variação; o euro a 1,3474, com queda de 0,13% e o ouro a US$ 1.323, com alta de 0,12%.
(*) 16hs00
Fique ligado!

Comentários