Os pilotos estão eufóricos

No post da sexta- feira 2+2=5, eu comentei que Summers era o candidato preferido de Obama para ocupar a Presidência do FED, mas que não gostava desta escolha. Hoje foi amplamente publicado na imprensa que ele, Summers, desistiu da nomeação, o principal motivo é que a grande maioria da bancada dos Democratas rejeitaria seu nome. Mais uma derrota do Presidente Americano que é consequência de um Governo "medroso".

Se eu fosse o Summers iria no mínimo me sentir mal, pois a sua desistência foi amplamente comemorada pelos mercados, acho que não era só eu que tinha a mesma impressão dele. Mas teve um grupo que não parou de comemorar, passaram a noite em claro bebendo Champanhe, e das boas! Os pilotos de helicópteros! Hahahahahah.... A mais cotada candidata para assumir agora o FED é Janet_Yellen, atual Vice-Presidente, que adora helicópteros.

As bolsas no mundo inteiro subiram, os juros de longo prazo recuaram e o dólar perdeu força frente as outras moedas, se ela for eleita, espera-se more of the same, uma frase muito usada no mercado. Nesta semana tem reunião do FOMC, onde se espera uma diminuição do número de helicópteros, mas a posição de Yellen era contrária, pois acredita que a recuperação americana ainda é frágil, será que este novo dado pode alterar o que parecia certo?

Eu tive acesso a um artigo que me deixou exaltado, foi publicado no New York Times, pelo renomado articulista Thomas Fridman. O seu título é sugestivo e intrigante: Quando a complexidade é grátis, recomendo muito! O artigo, inicia com críticas ao Governo atual, mas fica feliz em saber que existe uma outra realidade excepcional, encontrada na área de pesquisa em todas as Companhias globais americanas. Ele foi à GE para entender como são desenvolvidas as novas tecnologias naquela empresa. Bem, não vou repetir o artigo, mas posso garantir que vocês jamais poderiam imaginar o que ocorre lá.

Estes fatos reforçam minha crença que estamos vivendo numa era cuja revolução tecnológica consegue realizações impensáveis, não há dez anos atrás, mas hoje! Mais o efeito é perverso, pois implica em diminuição de empregos e salários contrapondo o benefício da diminuição de custos, e como consequência dos preços dos produtos e serviços.

Vocês sabem que eu não sou economista de formação, porém minha profissão exige conhecimentos desta área, assim busco completar minha formação com leituras, não me debruço em profundidade nos conceitos, na próxima encarnação já decidi que vou estudar economia! Hahahah.... Um economista bastante renomado, Joseph A. Scumpter, escreveu um livro nos anos 50, Capitalism, Socialism and Democracy, e um dos capítulos denomina-se the process of creative destruction, para quem quer entender um pouco o que acontece hoje e quais as consequências, aconselho sua leitura.

- David, você não cumpre com o que prometeu, ao invés de ser um acadêmico,  terapeuta, sociólogo e etc... por que não se concentra no bolso? Afinal veja qual o objetivo do mosca, que você divulga!

Nossa, que dura! Você tem razão, mas as vezes desvio por estes caminhos porque sou um ser humano e quero propiciar aos leitores, também minhas ideias nestes assuntos. Olha não vou mudar, e melhor se acostumar com estes adendos, mas fique tranquilo que não perco o objetivo final, o bolso, e falando nisso vamos ao tão comentado SP500, que ainda não deu nenhuma indicação de queda.

No post fim-de-férias, escrevi ..."O SP500 vem tendo uma performance negativa nos últimos 30 dias, com queda de aproximadamente 5%, os motivos são o receio da retirada dos helicópteros e a situação na Síria, que vem piorando dia a dia. No post os-jovens-americanos-estão-felizes?, apontei o nível de 1.630 como pivô, e até o momento este movimento não merece preocupação, porém daqui em diante passa a ficar no radar"...

É só observar acima e verificar que o SP500 aguentou firme a região de 1.630, e tecnicamente, eliminou a possibilidade desta queda recente, ser um movimento de baixa mais sério, além do fato de estar próximo a sua máxima histórica de 1.709,67.  
Por enquanto o movimento é up, e a onda C que espere!

O SP500 fechou a 1.697, com alta de 0,57%; o real a R$ 2,2839, com alta de 0,20%; o euro a 1,337, com alta de 0,34 e o ouro a US$ 1.310, com queda de 1,19%.
Fique ligado!

Comentários