O mercado está P--O com o FED

As vezes só um palavrão pode expressar melhor uma situação, e o título de hoje é o que melhor se adéqua a decisão de ontem da autoridade monetária americana, os investidores estão P--OS com p maiúsculo. Sempre que isso acontecer, não se enganem, é porque se espalhou prejuízo por todo lado. Se fosse uma mera opinião sem efeito financeiro, muda-se, mas quando mexe-se no bolso a reação é outra.

Vejamos por exemplo o que o Deutsche Bank, que têm uma visão otimista da economia americana e esperava um corte dos helicópteros, concluiu sobre o FED: (1) Tímido - Sem razão para cortar os estímulos; (2) Medo : Receios que a elevação das taxas longas podem comprometer o crescimento; (3) Diferente: Ao contrário do que o BoE e ECB, o FED deseja colocar o dinheiro em concordância com seu discurso, de uma maneira ativa, combatendo os juros; e (4) Imprevisível - As variáveis usadas pelo FED para decidir, não são estáveis. Com certeza, se pudesse, o Banco usaria meu palavrão! Hahahahah....

Na minha humilde opinião, o que aconteceu, é que o FED sempre deixou claro que tudo depende dos dados econômicos, e caso eles não estivessem de acordo com suas expectativas, sua decisão poderia mudar, então o mosca vislumbrou 14 motivos para esta decisão : (1) Abram os olhos - O FED enxergou alguma variável que o mercado não está enxergando; (2) As outras 13 não interessam! Hahahahahah.....

-David, chega de gracinha, e você é humilde?
Tem razão, mas eu acredito que o motivo principal é este, algo não vai como o planejado, e o que é pior, não são as variáveis que todo mundo acompanha, pois estas estão melhorando, justificaria uma ação. Eu assisti parte da secção de perguntas e respostas e uma das afirmações que chamou minha atenção, foi quando Bernanke enfatizou..." o nível de desemprego de 6,5% não é pré condição para subirmos os juros, pode ser significativamente inferior... Confesso que fiquei perplexo, pois isto era uma given no mercado.

Publiquei em vários posts, dados sobre o mercado de trabalho, mas recomendo em especial que vocês releiam o post o-desemprego-oculto. Não sou eu que vou ensinar economia, eles do FED sabem muito mais do que eu, e tenho certeza que eles tem muito mais informação que eu e que o mercado. Eu desconfio, em função da ênfase dada por Bernanke na frase acima, e olhar só a taxa de desemprego não é suficiente, pois as mudanças que vem acontecendo recentemente na economia americana, justificam um outro enfoque para o emprego, afinal é o objetivo número um do FED.

Se minha hipótese for verdadeira, vai demorar ainda muito tempo antes de ele recolher os helicópteros, talvez os pilotos se aposentem antes! Hahahaha...

- David, e o câm..
Já sei, já sei, você quer saber o que eu acho do real. Ontem vários leitores me consultaram para saber minha opinião. Como sou macaco velho, sei que quando você tem um call oposto ao do mercado e acerta todos os olhos se voltam a você, e o perigo é se achar um gênio, PERIGO! Se você não se controla, vai direto para a "torcida". Por causa disso , vou pedir o final de semana para analisar com calma, e até lá nada de muito diferente deve acontecer.

Em todo caso, vejam alguns pontos que devem ser levados em consideração:
  • O mercado trabalhava certo que o dólar iria se valorizar perante todas as moedas, principalmente a dos países emergentes, o que agora, no mínimo, foi postergado.
  • Localmente estas apostas estão nos limites máximos históricos.
  • Além dos estrangeiros, os investidores institucionais estão bastante comprados, "especulando" que o dólar só poderia subir.
  • O "único" vendedor é o BC que anunciou um plano de venda diário de US$ 500 milhões.
Pode-se dizer que o mercado está parcialmente em corner, pois se estes agentes quiserem sair de suas posições, vão vender para quem seus dólares? O dólar pode "derreter", como se diz no jargão de mercado. Mas não acredito que o BC vai deixar isto acontecer e espero que dentro em breve ele interrompa o programa e até possa recomprar o que vendeu, se por exemplo o dólar for buscar R$ 2,00.

- David, dólar a R$ 2,00, duvido?
Está comprado hein! Hahahahah.... Não disse isso, apenas comentei uma hipótese, e não esqueça que contra o fluxo não tem argumento.

Com uma visão superficial diria que: a) O dólar já caiu muito da máxima; b) Está próximo de uma zona que eu apontei anteriormente (em vermelho); c) Lucro não dá prejuízo! Então para quem está posicionado recomendo zerar suas posições e esperar no mínimo um momento melhor para entrar de novo, agora comprar dólar seco, nem pensar!

O SP500 fechou a 1.722, com baixa de 0,18%; o real a R$ 2,2007, com alta de 0,70%; o euro a 1,3259, sem variação e o ouro a US$ 1.365, sem variação.
Fique ligado!

Comentários