Combinaram com os Russos?

No hemisfério Norte o mês de setembro é o equivalente ao mês de fevereiro para nós. Depois de passar as férias, hoje é o dia que se retorna ao trabalho e a inércia é esperada, porém, como eu  já havia comentado, é neste mês que alguns eventos podem chacoalhar os mercados.

Eu tenho um colega de faculdade que é um estudioso de Astrologia, resolvi consulta-lo, veja seus comentários: ...Setembro em si, não me parece tão preocupante.
Os pontos centrais de problemas (tensões, crises e mesmo eventos) devem ser: final de out/início de nov, jan/14 e abr/14, estes dois últimos envolvendo diretamente os USA (numa crise que deve se estender por lá até o final de 2014, claro que espalhando problemas para todo mundo).
A ruptura tecnológica do xisto é o “lado bom” desses aspectos para os Estados Unidos, mas deverá haver muita coisa "out of control" (tais como guerras, eventos naturais e, meu palpite apenas, problemas com a dívida herdada de 2008, os tais 3 trilhões que o FED "sentou em cima")... Vamos conferir!

Historicamente setembro não é um mês bom para o SP500, que sofreu uma pequena queda em Agosto, e por enquanto o nível de 1.630, comentado no post fim-de-férias, não foi penetrado. O Deutsche Bank construiu um mapa com os possíveis eventos que poderiam afetar os mercados.

 
Existem sete eventos que merecem atenção, vou analisar aquele que pode ter mais impacto nos mercados emergentes e por consequência no Brasil.


Na opinião deste Banco os mercados emergentes podem ficar mais vulneráveis com a retirada dos helicópteros, veja que nós estamos do lado dos países com maior risco com déficits em conta corrente.

Este slide mostra que a situação hoje é bem diferente de 1997, e considera que a chance é baixa de acontecer um  evento como o que ocorreu naquela época.


Em relação aos outros eventos vejam a seguir sua avaliação.


A visão do Deutsche é benigna, com elevação dos juros dos títulos longos nos USA, ocasionado pelo que eu chamo de bom motivo, crescimento. Tomara!

É famosa uma passagem do "cracasso" Mané Garrincha, quando o treinador Feola, antes de um jogo decisivo contra a Rússia, fez um plano nos mínimos detalhes, de como a seleção brasileira deveria chegar ao gol. Ao perguntar aos jogadores se tinham alguma dúvida, Garrincha disparou: " Você Combinou com os Russos?"  Será que o Deutsche combinou?

Vamos ao que interessa, é para comprar ou para vender? Hahaha.... Direto ao assunto, veja a evolução do real abaixo.

O gráfico acima tem um detalhamento maior dos que eu publico normalmente, a área mencionada no post a-pressão-continua ainda não foi penetrada, apenas deu um "belisco". Parece que o real está num processo de correção e até o momento não está claro quais serão os próximos passos, sorry! Acompanhem o mosca.

O SP500 fechou a 1.639, com alta de 0,42%; o real a R$ 2,3568, com queda de 0,87%; o euro a 1,3176, com queda de 0,11% e o ouro a US$ 1.412, com alta de 1,25%.
Fique ligado!

Comentários