Celebration!

Eu juro que tentei buscar um outro tema, mas o assunto do dia foram os helicópteros. Se você é piloto e lê o mosca, quando abrir este post saberá se continua empregado ou não. Como vocês sabem eu preparo o material do dia na parte da manhã, mas não vai ter jeito, vou reservar um espaço para analisar o impacto, depois do anúncio.

Hoje, os relatórios dos bancos estão incríveis, alguns buscam se sobressair em relação aos seus concorrentes, vocês não tem ideia do nível de detalhes, só faltava comentar da cueca do Bernanke, mais ou menos assim ...Se o Presidente do FED for de cueca preta, corte grande, mas se for branca, sem cortes....Pensando melhor acho que como a Yellen é a mais cotada para assumir o comando,...Se ela estiver com calcinha branca vai manter toda frota, agora se for um fio dental vermelho, saí de baixo!.... Hahahahah...

- David, você não tem o que escrever e quer dar uma de humorista?
O senso de humor é muito importante na vida, tanto pessoal quanto profissional, existem vários estudos sobre o assunto! Eu participei de inúmeras reuniões corporativas, sei que algumas têm desenrolar diferente quando existe uma troca de comando, e o ex, e o novo, estão presentes. Os participantes se dividem de uma forma diferente do passado, um novo equilíbrio é esperado.

No caso do FED, já comentei inúmeras vezes que havia uma grande divisão, os contra e os a favor dos helicópteros. Nestes últimos dias eu assisti algumas entrevistas dos que são contra os helicópteros, e falavam com grande desenvoltura que deveriam pousar, acho que esta "confiança" baseava-se no fato de Summers ser o preferido a assumir o cargo, agora as coisas ficaram diferentes, com o abandono dele.

Ontem foram publicados os dados de inflação, o Consumer_price_index core e excluindo alimentos e combustíveis, não é o índice que o FED usa nas suas projeções, mas também tem muita importância.


Anotei no gráfico o índice que o FED acompanha, o publicado ontem está em vermelho, por aí não se observa nenhuma pressão inflacionária, ao contrário parece ter se estabilizado num patamar inferior a 2% a.a.

Antes de deixar um espaço para comentar as repercussões, queria apresentar uma tabela extraída de um livro de análise técnica, que gostaria de frisar não li, Technical-Analysis-Trends-Robert-Edwards, onde faz uma comparação usando uma estratégia conhecida com buy and hold, ou seja, à lá Warren Buffet e outra utilizando Dow Theory, que usa análise técnica.

A simulação foi feita partindo de um investimento inicial de $100 em 1897, a estratégia Buy and hold acumulou um ganho de $ 25.952,72 e assumiu comprar na mínima histórica do índice Dow Jones, quando atingiu 29,64, e calcula o resultado em dezembro de 2010.

Já a outra, dos 41.444 dias entre 1897 e 2010, permaneceu fora do mercado em 14.378 dias, 37% do tempo,e acumulou um resultado de $ 492.597,38, ou seja, quase 20 vezes superior! Agora se o investimento fosse mais agressivo e além de ficar comprado também vendesse a descoberto usando os sinais do modelo, o ganho passaria a $ 2.696.535,01, ou seja, 450% superior. 

Precisa de algum comentário? Este exemplo, como muitos outros, só reforçam a ideia que usar só fundamentos não é a forma mais rentável de encarar seus investimentos.

Estou ouvindo os gritos de comemoração dos pilotos, afinal ninguém vai ser despedido! Hahahah...Talvez ninguém achava que o FED continuaria integralmente como os helicópteros. Não posso dizer que o mosca esperava, primeiro porque não expressei, fiquei com receio de não passar vergonha e segundo não sabia se eu achava mesmo ou estava torcendo. Mas que eu não acreditava que seria uma demissão em massa, não acreditava, pois basta ver minhas sugestões: ouro/compra; real/compra; SP500/compra; e Euro/bem, nada!) , o mosca estava na ponta certa, mesmo que algumas ordens não tenham sido executadas.

Nas primeiras páginas dos jornais de amanhã você vão ter ideia do otimismo reinante, bolsas para cima, juros e dólar para baixo.

Ontem no post armadilhas-do-retorno-médio, publiquei a tabela abaixo.

Faltavam ainda 3 moedas para atingirem o target, hoje não falta mais nenhuma, assim estou inclinado a afirmar que as moedas dos emergentes atingiram estabilidade, pelo menos no curto prazo.

Para definir o estado do mercado ouçam Kool & the Gang: Celebration! .


O SP500 fechou a 1.725, com alta de 1,22%; o real a R$ 2,1929, com queda de 2,79% Uallll!; o euro a 1,3511, com alta de 1,18% e o ouro explodiu a US$ 1.366, com alta de 4,20%!.
Fique ligado!

Comentários

  1. O youtube do Celebration só é possível quando o blog é aberto no computador.
    Experimentem, vale a pena!

    ResponderExcluir

Postar um comentário