Barraco no FED

Na minha vida profissional convivi rodeado de economistas, jovens, experientes, inteligentes, brilhantes, operadores e etc... mas parece que existe uma característica comum, eles são orgulhosos. Não sei se, quando nós discutíamos sobre economia, eles pensavam: "o que esse engenheiro está dando palpites!", talvez, mas por outro lado eu tentava colocar seus pés no chão, eram embates muito ricos.

Mas também presenciei momentos de stress, onde a única lógica era limitar os prejuízos, e aí que os economistas normalmente falham, seu orgulho os imobiliza. Muitos fundos foram liquidados, e o caso clássico é do Long-Term_Capital_Management, onde seus principais executivos eram PHD em economia. Por que estou fazendo esta introdução? Aguardem...

Vejam os pontos colocados pelo membro do FOMC, Presidente do Federal Reserve Bank de Mineápolis, Naraya Kocherlakota, na conferência sobre macro finanças:

... Indeed, it will mean that the FOMC is willing to use any of its congressional authorized tools to achieve the goal of higher employment, no matter how unconventional those tools might be. Moreover, doing whatever it takes will mean keeping a historically unusual amount of monetary stimulus in place- and possibly providing more stimulus- even as:
  • Interest rates remain historic lows.
  • Economic growth rises above historical averages.
  • Per capta employment begins rise appreciably.
  • Asset prices rise to unusually high levels, leading to concerns about "bubbles".
  • The medium-term inflation outlook rises temporarily above 2 percent....
Fiquei perplexo, como um membro do FED externa em público estas ideias tão heterodoxas? Se ele pensasse, tudo bem, falasse numa roda de amigos, aceitável, mas em público, em alto e bom tom?

Ao refletir, algumas conclusões me parecem factíveis, primeiro que Beranke tem mostrado falta de liderança, pois cada dia mais as divergências internas vem a público, segundo que a vaidade fala mais alto e se presencia, fora das quatro paredes, exposições sobre os próximos passos do comitê totalmente díspares, aparentando uma disputa de egos.

É verdade que esta é a opinião de um membro, mas se o que ele acredita fosse consenso no FED, e alguma das situações apontadas acima se materializa-se, o dólar iria se esborrachar e os juros dos títulos longos subiriam como um foguete, não quero nem pensar, pois mesmo que ele estivesse correto na sua forma de pensar, o mercado inteiro não acreditaria e apostaria contra. Se seu objetivo foi de intimidar os atuais altistas de juros, não vai conseguir, e contrariamente traria novos investidores contra ele. Economistas!

Quer ganhar um dinheiro fácil?
- David, eu sabia que este dia ia chegar, o que você pretende vender?
Hahahah... boa! Vocês já estão escolados e sabem que milagres não existem, pelo menos no mercado financeiro, mas o que tenho a oferecer é um bom risco retorno. No post o-mercado-está-p-o-com-o-fed, eu comentei:

 ...a) O dólar já caiu muito da máxima; b) Está próximo de uma zona que eu apontei anteriormente (em vermelho); c) Lucro não dá prejuízo! Então para quem está posicionado recomendo zerar suas posições e esperar no mínimo um momento melhor para entrar de novo, agora comprar dólar seco, nem pensar!...Depois disso o dólar tem negociado acima daquele ponto e próximo de uma oportunidade de venda, veja minha ideia abaixo.


Hoje chegou próximo a R$ 2,27 e se tivermos sorte poderá chegar a R$ 2,29, eu iniciaria uma venda usando R$ 2,33 como stoploss, para buscar níveis inferiores aos R$ 2,20. Assim uma perda limitada de 2,64% para um ganho mínimo de 4,10%, gostou?

- David, eu tenho lido bastante sobre o câmbio e você é o único que acha que o dólar vai cair!
Eu sei que é desconfortável estar nesta posição, mas as vezes pode dar muito certo, por enquanto os gráficos funcionaram bem, vamos ver se continuam. Veja a seguir o último dado sobre a posição de swap cambial.

- Você está louco, todo mundo está posicionado ao contrário!
Arrisque, afinal temos um stoploss pequeno, agora ficar junto com a manada sem que haja algo mais concreto contra o real, não fico!

O SP500 fechou a 1.691, com queda de 0,41%; o real a R$ 2,2540, com alta de 0,40%; o euro a 1,3518, com alta de 0,22% e o ouro a US$ 1.336, com alta de 0,95%.
Fique ligado!

Comentários