A culpa é do FED

Qual o impacto da retirada dos helicópteros, é um grande debate que vem tomando conta dos mercados nos últimos meses. Como não há nenhum precedente, cada um tira suas próprias conclusões. De todo modo, um consenso tomou conta de Wall Street, de que a taxa de juros dos títulos longos deveriam subir, e subiram, o raciocínio é que em algum momento no futuro o FED terá que normalizar os juros.

Um analista que produz artigos sempre interessantes, Lance Roberts, fez uma relação entre os helicópteros e esta taxa de juros. ..."o aumento das taxas é um anátema para a economia e, em última análise, ao mercado de ações. Aumento das taxas causam impacto aos mutuários, consumo, despesas de capital e habitação. A tabela abaixo mostra a contribuição percentual de cada sub setor da economia em relação ao PIB total"...


Até aí não há nenhuma novidade, porém a realidade é que os programas de intervenção do FED estão fazendo a taxa de juros subirem atualmente. O gráfico abaixo mostra a variação da taxa de juros dos títulos de 10 anos, num período de 6 meses. Para que vocês entendam, por exemplo ele compõe a taxa de juros de uma data com a de 6 meses atrás e verifica qual foi a sua variação em percentagem. Como pode-se ver, a volatilidade das taxas anteriormente a 2009 são mais ligadas as mudanças da atividade econômica. No entanto, uma vez que o FED começou a sua intervenção em vários programas, a volatilidade se elevou significantemente.


É importante notar que o aumento atual da taxa de juros não é diferente em termos de velocidade ou magnitude em relação ao que já vimos duas vezes antes. Desta forma, se o FED quer mesmo apoiar o mercado imobiliário e a economia, deveriam definir imediatamente a data que pretendem interromper as intervenções monetárias. 

...O problema é que a queda nos mercados também afeta negativamente a economia, como a queda da confiança do consumidor diminui o consumo... Como eu afirmei acima, a verdadeira ameaça para a economia é o impacto das intervenções do FED sobre os juros. No entanto, como um paciente dependente de suporte de vida, é através destas intervenções, que a economia pode se manter . Bem-vindo a armadilha da liquidez...

Em resumo, o FED está numa encruzilhada por causa dos helicópteros, onde qualquer tentativa de retirá-los, ocasionará em seguida uma queda da atividade, ou seja, a economia ficou "viciada" nos helicópteros. Será que daqui alguns anos o Bernanke vai ser preso como "traficante de liquidez"? Hahahahah.....

Já faz alguns dias que eu não atualizei o gráfico comparativo entre as moedas emergentes, também estavam sob fogo cruzado!


 Hoje resolvi traçar uma "linha na areia" para cada uma delas, que se ultrapassadas, indicariam uma certa estabilidade, vejamos:

Fixem a tabela acima nas suas geladeiras ou melhor, em seus monitores! Hahahah... Só para lembrar na sexta-feira é dia de publicação da taxa de desemprego nos USA e dependendo do resultado o mercado vai interpretar de os helicópteros param ou não parcialmente em setembro.

O SP500 fechou a 1.653, com alta de 0,81%; o real a R$ 2,3548, com baixa de 0,14%; o euro a 1,3209, com alta de 0,30% e o ouro a US$ 1.392, com baixa de 1,39%.
Fique ligado!

Comentários