Os dados econômicos da China são confiáveis?

Uma experiência interessante aconteceu em minha última visita à Israel, ao fazer o check in num voo interno, eu e meus filhos passamos por um procedimento de segurança, a principio achei estranho, uma vez que não era um voo internacional. Uma moça de uns 25 anos começou um interrogatório extenso com perguntas sem nexo, uma atrás da outra, e alternando entre nós. Passado alguns minutos, eu fiquei um pouco irritado, foi quando ela resolveu chamar seu superior, que educadamente explicou ser um procedimento de rotina. 

Depois de embarcar, refleti um pouco e inferi que este era um procedimento "inteligente" pois são treinados para avaliar cada situação, diferente da segurança americana que pede as quatro digitais da mão esquerda, da mão direita e etc...é massificada, percebi também que ela não tirava os olhos de quem estava interrogando e conclui que o importante não era o que você responde mas como você responde, ou seja identificar se estávamos mentindo!

Exitem também os equipamentos que detectam se as pessoas estão falando a verdade ou mentira, mas sua eficácia é questionável, pois não é conclusivo.

- David, o mosca vai virar um blog com dicas de turismo? Hahahah...
Sem comentários! Hahahahah...

Foram publicados os dados da balança comercial na China, e os números foram muito bons, as exportações cresceram 5,1%, e melhor, as importações 10,9% cujas expectativas eram de apenas 1%. Estes resultados foram tão positivos que um analista do Bank of America fez o seguinte comentário...   One important question in investors’ mind is whether we can trust the quality of these trade statistics because they were significantly manipulated between October 2012 and April 2013... Mesmo com esta dúvida ,ele acredita que a direção é correta.

Um renomado economista que conheço sempre permanece cético com os números daquele país, seu argumento é simples, com todos os problemas que o mundo passou não é possível que lá não tenha acontecido nada de grave, em sua fantasia acredita que um imaginário funcionário público, de nome "Xing Ling", tem que validar todos os dados antes de sua publicação, e aí tudo é possível, parece que meu amigo não está sozinho!

A bolsa teve a mesma reação que o analista, pois uma noticia destas deveria ter impulsionado as cotações para cima, mas o resultado hoje foi pífio, apresentando uma queda de 0,17%. O próximos dois gráficos mostram a atual descrença nos mercados emergentes, onde a China é o carro chefe. 


Depois de ensaiar uma alta no início deste ano, o índice da bolsa Chinesa vem caindo, não mostrando nenhum sinal de recuperação. 


Já, na comparação com o SP500 é um "masacre", como diria um antigo chefe!

Eu sugiro que aquela moça do serviço de segurança de Israel seja contratada para "entrevistar" o "Xing Ling", assim o mercado poderia ter mais confiança nas informações, o problema é definir em que língua seria a entrevista, Hebraico ou Chinês? Hahahahah.....

No post euro-moeda-traiçoeira dei um apelido para o euro de "traiçoeira" e vou usá-lo até que a moeda única resolva sair desta correção que já dura 5 longos anos! Sugeri que poderia tanto cair como subir, e imagino que alguns leitores pensaram ...olha aí o mosca tirando da reta!...Para estes mais crítico eu pergunto, daria para dar outra orientação? Por enquanto, o euro é um frustrador de expectativas.


Desde então o euro vem subindo lentamente, como numa tortura Chinesa para quem está vendido. No curto-prazo se ultrapassar 1,34, vão ter vários operadores Gregos, Portugueses e Irlandeses que vão jogar a toalha, aí o grande teste será nos 1,37 e se os comprados, os BC´s Europeus, ficarem firmes, então será a vez dos Espanhóis, Italianos e Franceses jogarem a toalha! Nós aqui do mosca vamos continuar assistindo em 3D.

O SP500 fechou a 1.697, com alta de 0,37%; o real a R$ 2,2839, com queda de 1,28%, o euro 1,3381, com alta de 0,33% e o ouro US$ 1.312, com alta de 1,93%.
Fique ligado!

Comentários