O desemprego decepcionou?

O tema do post de ontem esperança, cai como uma luva para a reação inicial dos mercados aos dados do desemprego, retrocedendo de suas altas no início do dia. Ao invés de 200.000 foram criados 162.000 novas vagas, e a taxa de desemprego caiu para 7,4%.

- David, mas estes dados são ruins?
Puxa, já faz um bom tempo que não aparecia, pensei que tinha desistido! Hahahahah.... Você tem razão, aparentemente não faz muita diferença, além da taxa de desemprego ter caído indo no sentido desejado pelo FED.

Acontece que os detalhes não foram tão positivos e a expectativa era muito elevada, mas também não acredito que será uma sangria desatada, apenas uma realização de lucros. O mercado de trabalho americano está passando por mudanças estruturais, e é muito difícil destacar o que é uma coisa ou outra. Acredito que, na dúvida, o FED vai adotar uma atitude conservadora e aguardar na retirada dos helicópteros. Vamos ver a reação dos analistas nos próximos dias, bem como do mercado que é o que interessa.

Como havia comentado hoje é dia de analisar o SP500, no post plano-de-férias publiquei o gráfico abaixo com as observações a seguir.

...eu acredito que uma nova alta é possível com um objetivo de 1.700, mas não esqueça que encontra-se em um momento perigoso, lembrem-se que em algum momento eu espero o início da onda C... E foi o que aconteceu, ontem atingiu aquela marca. Desde do início do ano, venho alertando sobre o risco de uma queda expressiva que até o momento não aconteceu, ao contrário este índice vem subindo consistentemente alcançando uma valorização de 16%, nada desprezível.
Em alguns momentos eu indiquei a sua compra sempre alertando em colocar stoploss curtos, sem que houvesse um envolvimento de algum trade por parte do mosca, mas felizmente também não me posicionei na contra mão, sugerindo a sua venda. Fui cauteloso, talvez demais!

Eu estou incluindo dois gráficos que mostram os riscos expostos neste mercado, inicialmente a medida do índice Preço/Lucro nos últimos 100 anos, em comparação com outros momentos.


Em seguida, uma análise gráfica onde mostra que a cada 13 anos, um movimento cíclico é terminado, ocasionando uma queda a seguir.


Por enquanto nenhum sinal de que a queda é eminente, e o próximo intervalo associado como target seria entre 1.780/1.850, se você quiser operar na compra boa sorte, coloque um stop curto, eu vou ficar acompanhando.
O SP500 fechou a 1.709, com alta de 0,16%; o real a R$ 2,2840, com queda de 0,85%; o euro a 1,3281, com alta de 0,57%; e o ouro a US$ 1.308, sem variação.
Fique ligado!

Comentários