O bode está na sala da Europa

Eu parto do pressuposto que vocês conhecem a história do bode, ela se aplica em inúmeras situações. Esta introdução de hoje é em função dos dados de crescimento anunciados hoje na Europa, e surpreendeu positivamente, ao invés de 0,2% foi publicado 0,3%, Ualll...... que maravilha, o mercado ficou radiante! Os países que impulsionaram estes números foram a França e Alemanha, retirando a Euro zona de 1 1/2 ano de recessão.

Eu acredito que a esperança é um sentimento muito importante para negócios, e uma mola propulsora, mas a realidade é a que confirma. Será que este número merece tanto destaque? Acho que aqui se aplica a semelhança com a história do bode, pois estava tão ruim que qualquer não piora, já é uma vitória de goleada, veja o gráfico a seguir.


Antes da crise a região mantinha um crescimento apontado pela linha vermelha, depois entre 2008 e 2009, sofreu uma queda e daí em diante parecia que iria seguir uma trajetória semelhante, foi quando eclodiu o problema das dívidas do Club Med. Será que vai crescer agora? Um crescimento de 0,3% ou 0% não faz muita diferença, este número é uma média ponderada de todos os membros da zona do euro, que já por si sô, é uma "salada de frutas".

Existe uma crença que helicópteros são sinônimo de alta nas bolsas, não é verdade? Pois bem, na Europa não foi o que aconteceu, quando o Super Mário fez aquela injeção enorme de liquidez, as bolsas caíram, a partir do final do ano passado os bancos iniciaram a devolução destes recursos ao BCE e as bolsas começaram a subir, veja a seguir.


Alguma explicação? Vivemos num momento onde uma série de experimentos estão sendo colocados em prática e neste cenário incerto, os analistas tentam buscar relações para justificar seus raciocínios, até que caiam por água abaixo. Como já dizia Nietzsche, é melhor alguma explicação que nenhuma, uma nova teoria surge comprovada por correlações matemáticas, mas para quem já estudou o assunto, este fato não é suficiente para concluir que esta relação é real. Talvez o melhor neste caso é assumir que a Europa é diferente, como querem fazer crer os Franceses, que se sentem superiores, mais cultos que os outros humanos. Mas segundo minha crença, uma dia ela vai virar um grande Museu e só, uma vez que é o país mais visitado no mundo. tres bon!

Eu ia aproveitar o assunto para comentar sobre o euro, mas não vale a pena, nada aconteceu depois de meu último post sobre o assunto os-dados-econômicos-da-china-são confiáveis?, então vou me ater ao real. No post o-bernanke-vai-arriscar?eu fiz o seguinte comentário ...No post muitos-furos-na-boia eu esperava que o dólar fosse buscar os tão esperados R$ 2,35, mas alertei também que o pico poderia ser a R$ 2,325. Por enquanto o máximo recente foi R$ 2,3159 e com os movimentos desde ontem, pode ser, que a queda que eu estava aguardando, já começou...Nesta semana o dólar recuperou o terreno e está de novo nas máximas.

Sou obrigado a assumir que fui tomado por um pouco de "torcida", afinal ser um dos únicos a projetar uma queda seria confortante, mas a realidade está provando o contrário, e não vou ficar teimando. Veja que a moeda tocou no retângulo em vermelho e subiu em seguida, precisava ter penetrado.

David, e agora, vamos comprar dólar?
Não, continua valendo as observações feitas anteriormente, a dúvida ficou para o curto prazo, se vai ou não buscar os tão esperados R$ 2,35, ou não, porém estamos perto de uma correção mais expressiva de todo movimento de alta. Não faço nada, lembrem-se dos conselhos do analista que publiquei no post eu-juro-que-vou-mudar.

O SP500 fechou a 1.685, com queda de 0,52%; o real a R$ 2,3215, com alta de 0,34%; o euro a 1,3258, sem variação e o ouro a US$ 1.334, com alta de 1,02%.
Fique ligado!

Comentários