Eu juro que vou mudar!

Esta deve ser a frase mais dita quando um casal vive problemas de relacionamento, desde de pequenas discussões até momentos mais tensos, um deles "joga a toalha" no intuito de eliminar a tensão, no mínimo temporariamente. Mas será que este apelo extremo se concretiza? Dificilmente, pois o ser humano não gosta de mudanças, neste caso somente um trabalho com ajuda externa pode evitar o pior, que é a separação.

No mundo dos negócios a inércia é sempre melhor aceita pelos investidores, afinal boa ou ruim, é conhecida, diferentemente da mudança que se navega no desconhecido. Eu já comentei sobre um livro publicado na época da crise This-Time-Different, escrito por Kenneth Rogoff e Carmen M. Reinhart, onde analisam a dívida dos países desde 1800, e alertam para a alguns parâmetros que indicam a possibilidade de insolvência.

Um analista fez um paralelo sobre a situação atual da bolsa americana, e se pergunta se a situação agora é diferente, o gráfico abaixo de longo prazo mostra que a evolução deste índice é cíclica.


Ele conclui que não há nada de diferente agora, e que os excessos acumulados recentemente serão revertidos como aconteceu em todos os outros picos da história.

Para salvaguardar, ele lista 10 conselhos que deixaram os investidores fora dos problemas no longo prazo, não sendo as únicas. Eu selecionei algumas que considero útil aos meus leitores.

  • Você é um especulador - não um investidor
Ao contrário de Warren Buffet, que assume o controle de uma empresa e pode afetar a sua direção, você só pode especular se no futuro alguém estará disposto a pagar preços mais altos pelas ações que possuí hoje.
  • Você não pode comprar na baixa, se você não vender na alta
A maioria dos investidores executa bem a compra, mas pecam ao não vender. A razão é puramente emocional, impulsionado pela ganância e medo.
  • Perder capital e destrutivo, uma oportunidade não
Como todo bom jogador de poker sabe se suas fichas terminarem não tem mais chances de recuperar, por isso sabendo quando e quanto apostar é fundamental para ganhar o jogo. O problema para maioria dos investidores é que eles estão sempre apostando em tudo com medo de perder uma oportunidade, entretanto as mesmas aparecem da mesma forma que um táxi em dias de chuva!
  • A sua "commoditie" mais valiosa e irrecuperável é o tempo
Desde a virada do século os investidores recuperaram, teoricamente, de dois mercados de baixa. Depois de 13 anos já estão de volta aos níveis do ano 2.000, sem considerar a inflação. O problema é que se perdeu, e nunca será recuperado, o tempo.

Para os investidores retornarem ao mesmo ponto não é uma estratégia, somos todos poupadores que têm uma quantidade de tempo limitada para economizar dinheiro para a aposentadoria. Se uma pessoa estivesse à 15 anos da aposentadoria no ano 2000, teria comprometido bastante sua renda daqui em diante.
Nunca desconte o tempo na sua estratégia de investimento.
  • Se você acha que já entendeu tudo - venda tudo!
As pessoas vão para a faculdade para se tornarem médicos, advogados, engenheiros e etc... Entretanto, a cada dia, os indivíduos acumulam a função de investir seus recursos, um dos jogos mais complicados do planeta.
Para a maioria das pessoas, quando os mercados estão subindo, o seu sucesso gera confiança, quanto mais os mercados sobem, estes atribuem seu sucesso à sua própria habilidade. A realidade é que um mercado em alta encobre um grande número de erros de investimento que as pessoas fazem, ao assumirem riscos elevados. Esses erros são revelados pela futura correção.
  • Ser contrário é difícil, solitário mas geralmente correto
Os melhores investimentos são feitos contra o rebanho. Vender para os "gananciosos" e comprar dos "medrosos", são atitudes extremamente difíceis de fazer, sem uma forte disciplina de investimentos, um protocolo de gerenciamento e um intestino forte! Para a maioria dos investidores, a realidade é que eles são inundados por "conversa de mídia", que os impedem de tomar decisões de investimento lógico e inteligente sobre o seu dinheiro, e levam a resultados ruins. 

Ao ler este artigo, acredito que o mosca segue boa parte destes conselhos, sempre tentando avaliar risco x retorno, imputando níveis de stoploss que, no mínimo evita grandes perdas. Minha atitude no SP500 talvez seja o melhor exemplo desta disciplina, e respeito pelo mercado, pois acreditei na alta deste ano, mas acho que está muito perigoso.
Não acredite que desta vez será diferente, não será, pode até demorar muito tempo para acontecer, mas permanecer no mercado achando que dá para sair antes da queda,pode custar muito caro também!

O SP500 fechou a 1.689, com baixa de 0,12%; o real a R$ 2,2865, com alta de 0,70%; o euro a 1,3298, com queda de 0,33% e o ouro a US$ 1.336, com alta de 1,83%.
Fique ligado!

Comentários