Esperança

...Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida... Fui buscar uma definição para esta palavra tão desejada quando passamos momentos difíceis, tanto na vida pessoal quanto nos negócios. O destaque foi meu para frisar que se baseia numa crença, e somente a realidade poderá confirmar, ou não, a mudança.

A foto acima é uma escultura que representa a esperança feita por Jacques Du Broeucq entre 1541 e 1545, mas por que eu estaria filosofando hoje?

O gráfico acima é o Purchasing_Managers_Index da zona do euro e como pode-se verificar, está apresentando melhoras nos últimos meses, vejamos agora o detalhe.

Parece que pode-se ter alguma esperança nesta região e talvez é a razão pela qual, tanto o ECB quanto o BOE, não apresentaram nenhuma mudança hoje, após a realização de suas reuniões mensais.

Já na Ásia, os resultados não foram tão animadores, todos os países apresentaram piora, exceção a China onde duas publicações se mostraram conflitantes (destaque). Será que existe uma defasagem e se a Europa e USA melhorarem vão puxar o crescimento da Ásia, ou ao contrário, está retração vai contaminar o Ocidente? Vale lembrar que estamos falando de big shots e o que se esperava era que o consumo interno na China crescesse em detrimento das exportações, aí sim a esperança poderia estar surgindo, mas o staus quo do passado, parece não ter mudado.


O gráfico a seguir comprovam as afirmações acima sobre a China, as barras representam as contribuições do consumo (em rosa) e dos investimentos (em azul) no PIB, expressos na escala da direita. Já as linhas são os níveis em relação ao PIB, para estes dois componentes, observados na escala da esquerda. É fácil de se observar que o modelo Chinês se mantém.


Nos USA, o PMI, apresentou um resultado acima das previsões o que impulsionou a bolsa de valores, que ultrapassou o recorde histórico de julho, ou seja, os mercados continuam num tom otimista e de esperança que o pior já passou e que estamos entrando num novo ciclo de crescimento. 

Amanhã será publicado os dados do mercado de trabalho nos USA e é esperado uma redução na taxa de desemprego para 7,5%, bem como a criação de 200.000 novos postos. Em relação aos mercados que acompanho, deixei o SP500 para amanhã, depois de todos os dados publicados.

O SP500 estava (*) a 1.705, com alta de 1,18%; o real a R$ 2,3003, com alta de 1,04%; o euro a 1,3220, com queda de 0,60%; e o ouro a US$ 1.310, com queda de 0,98%.
(*) As 16:00 hs.
Fique ligado.

Comentários