Cocaina Financeira

Os jovens atuais me preocupam, eu venho discutindo este assunto com a minha terapeuta que tem uma visão mais amena sobre o assunto, e cita vários momentos em que parecia que estava tudo perdido, como na época que eu era jovem, os hippies. Mesmo assim não fico convencido, pois aprendi que dados passados não são garantia de resultados futuros, e isto vale também para as situações da vida.

No último final de semana eu assisti no cinema o filme Bling Ring: a Gangue de Hollwood, dirigido por Sofia Coppola, as críticas não são boas, mas para mim retratou com muita propriedade como os jovens vivem na atualidade, eu gostei! O filme se passa em Los Angeles com um grupo de jovens que tem em comum uma vida vazia, de pais ausentes. Fascinados pelo mundo glamoroso das celebridades, começam a fazer pequenos assaltos na casa de celebridades. Cada vez mais empolgados com os "ganhos", o volume dos saques desperta a atenção de autoridades e deixo o resto para quem quiser assistir. Um outro detalhe, a história é real.

Por que chamou minha atenção este filme? Acredito que pelo fato dos jovens atuais buscarem prazer instantâneo e descartável, as drogas complementam bem este objetivo, e como vão buscando mais e mais, se perdem num vazio enorme, questionando a razão da vida. Lógico que a maioria, eu espero, percebem este desvio de suas vidas e corrigem o rumo, mas é um percurso perigoso, onde alguns se perdem.

- David, você teve pesadelos hoje à noite? Onde quer chegar?
Você já me conhece de boa data, e sabe que às vezes eu dou uma escapulida do objetivo do mosca, mas sempre retorno. Ao ler as notícias pela manhã ,me deparei com novas quedas das bolsas e moedas na Ásia, e a bola da vez de hoje foi a Indonésia, cuja bolsa caiu 5% em dois dias consecutivos, não pude deixar de lembrar da crise da Ásia em 1997, uma vez que minou o projeto da empresa que eu era sócio a Linear Investimentos.

Mas o que tem ocasionado tanto estresse, vocês já devem estar cansados de saber, é a possibilidade do FED começar a retirar os helicópteros, esta foi a razão do título de hoje, uma vez que o mercado está viciado na "cocaína dos helicópteros", e ter que entrar em abstinência o está levando a liquidar suas posições com medo do dia de amanhã, por exemplo o economista do Credit Suisse comparou ... O final do período com juros zero pode criar uma ruptura financeira enorme, parecido com o final de uma guerra"...

Mudanças no mercado são sempre mal recebidas, afinal é melhor ficar com o conhecido. Nos últimos trinta anos os investidores se acostumaram a ganhos cada vez mais rápidos, nos anos 80 eu costumava fazer previsões para um período de cinco anos à frente, será que hoje se faz também, e qual a confiabilidade destes documentos? Os investidores só querem saber de ganhos de capital, quanto é o dividendo de uma ação importa pouco, no mercado de câmbio são negociados U$ 5,0 trilhões por dia, os sites de negociação se proliferaram, e hoje é acessível a todos que podem abrir uma conta com R$ 10,0 mil e ter custos de negociação ínfimos, um convite a sua entrada.

Agora raciocinem comigo, será que o filme que citei acima não é um espelho de nossa sociedade, onde os investidores que acumularam alguma riqueza, querem "roubar" um ganhosinho de capital de alguém, para comprar uma Ferrari, aviões particulares, e etc.. Não quero cuspir no prato que comi, afinal eu fui beneficiário desta época, mas será que não passou do limite? Distribuição de renda pode ser pelo lado bom ou pelo ruim, me explico, pelo positivo aumentando o poder de compra das classes mais pobres, e pelo negativo os mais ricos se aproximam da média, com perda de suas riquezas. Qual das duas parece ser a mais provável no cenário atual? Para ajudar em sua reflexão aí vai o gráfico do Dow Jones nos últimos 40 anos.
Voltando ao assunto dos mercados emergentes e correlatos, acredito que o FED deva estar um pouco preocupado com o desenrolar dos mercados, e no caso americano, principalmente com a elevação das taxas de juros longas num espaço curto de tempo, nos próximos pronunciamentos vamos ter uma ideia se é isto que eles querem mesmo, ou o mercado foi além.

O mês de setembro não vai ajudar muito, pois existem vários eventos importantes que poderão elevar, em muito, a volatilidades dos mercados de bolsa como: 1) reunião do FED 18/09; 2) Eleições na Alemanha 21/09; 3) Debate sobre o teto da dívida americana... apertem os cintos.

Enquanto está todo mundo preocupado com as moedas dos países emergentes, o euro vai devagarzinho subindo, desafiando a lógica que o US$ sobe contra todas as moedas. No post os-dados-econômicos-da-china-são confiáveis? publiquei o gráfico abaixo.


E comentei lá ...No curto-prazo se ultrapassar 1,34, vão ter vários operadores Gregos, Portugueses e Irlandeses que vão jogar a toalha, aí o grande teste será nos 1,37 e se os comprados, os BC´s Europeus, ficarem firmes, então será a vez dos Espanhóis, Italianos e Franceses jogarem a toalha! Nós aqui do mosca vamos continuar assistindo em 3D....Não tenho nem muito a acrescentar, pois hoje a moeda única ultrapassou o nível de 1,34. 

Enquanto o dólar sobe contra os emergentes, não acontece com as moedas europeias, o que me faz pensar que o movimento do dólar não é tão generalizado como se vem noticiando, por conta da elevação dos juros nos USA que não aconteceu na Europa, e que o movimento contra os emergentes, é  função dos receios com a China. Hummm.... 

O SP500 fechou a 1.652, com alta de 0,38%; o real a R$ 2,3933, com queda de 0,87%; o euro a 1,3416, com alta de 0,58% e o ouro a US$ 1.370 com alta de 0,29%.
Fique ligado!

Comentários