Hubschrauber weiter

- David, o seu teclado está com problemas? veja como saiu o título de hoje!
Hahahahah.... não, o seu significado é: Os helicópteros continuam em alemão, mas o título também poderia ser:
- Hélicoptères continuent
- Elicotteri continuano
- The helicopters continue (UK)
-  ヘリコプターを続行します。
O Motivo é que ontem na reunião do ECB, o Super Mário informou que de seu lado não tem a menor chance dos helicópteros pararem, já na Inglaterra, com um novo Presidente do BOE, Mark Carney, que por curiosidade é Canadense, já chegou dando seu tom, não esperem nenhuma mudança dos juros por um bom tempo, e o por último o Japão, que nem pensa em mudar seus planos, ou seja, esperem ainda muitos helicópteros no ar por bastante tempo.

Agora do outro lado do Atlântico, nos USA, foram publicados os dados de desemprego, o número de vagas superou as expectativas com a criação de 195.000 novos postos, mas a taxa de desemprego ficou estável em 7,6%. O mercado teve uma interpretação positiva e alguns analistas começam a trabalhar com diminuição dos helicópteros a partir de setembro. O governo americano não precisa ficar preocupado, pois basta exportá-los para a Europa ou Japão! Hahahahah...

Como hoje é ponte de feriado nos USA, a liquidez não foi muito elevada, mas a reação inicial foi mais do mesmo, alta do dólar, agora turbinada também pelas moedas europeias depois das decisões comentadas acima, e os juros dos títulos de 10 anos americanos que subiram a 2,7% a.a., como pode-se ver no gráfico a seguir.

 Os períodos anotados em azul como I e II foram reações aos programas de QE I e QE II, naquele momento o mercado tinha grande desconfiança que a inflação subiria em função da injeção de liquidez pelo FED, este movimentos foram perdendo força pela não concretização deste temor, e também pelo fato do PIB não ter crescido suficientemente aliado a promessa de juros baixos até 2015. Eu encaro que a alta recente foi por motivos diferentes, a expectativa é que a economia cresça e os juros teriam que voltar a níveis "normais". O nível apontado em vermelho merece atenção do ponto de vista técnico.

Já as bolsas abriram animadas, mas veio perdendo o ímpeto, uma vez que ficou dividida entre a melhora do PIB e o efeito da diminuição dos helicópteros. Parece que o único movimento que se mantém mais consistente é a alta do dólar, que continua subindo em relação aos emergentes. Abaixo eu atualizei o gráfico contendo as moedas dos principais países, e note que a apresentação foi feita de forma a facilitar a visualização do movimento do dólar, portanto algumas escalas estão invertidas.


É indiscutível que o dado de hoje foi positivo, mas o FED disse que acompanha duas variáveis para que possa reverter suas incursões de liquidez: a taxa de desemprego e a inflação, e ambas ainda não apresentaram melhoras. É lógico que se a criação de postos continuar elevada, em algum momento a taxa de desemprego vai cair, porém existem tantos americanos que nos últimos anos pararam de procurar trabalho, que a sua volta ao mercado poderá afetar a variável observada pelo FED. Parece que muita água vai rolar antes de ficar mais claro quando a retirada dos helicópteros vai começar.

Na próxima semana eu vou sair de férias e o mosca vai retornar no dia 29/07, neste período não devo postar nada a não ser que algo muito importante aconteça. Em todo caso, na próxima segunda-feira, vou publicar o "manual de sobrevivência das férias" cobrindo os quatro mercados que acompanho.

O SP500 fechou a 1.631, com alta de 1,02%; o real a R$ 2,2520, com alta de 0,20%; o euro a 1,2831, com queda de 0,64% e o ouro a US$ 1.223, com queda de 2,12%.
Fique ligado!

Comentários