Euro: A moeda traiçoeira

Passei estas três últimas semanas com pouco contato com os mercados, apenas lendo as principais notícias e uma avaliação superficial dos gráficos. Agora ao retornar é preciso sair da inércia e é o que pretendo fazer nesta semana.Faz um bom tempo que não me distanciava desta forma, o afastamento do detalhe é bom, tira parte do "ruido" do dia a dia e de nossos pensamentos, as vezes enviesados, por motivos emocionais dos mais diversos.

O noticiário neste período pode ser resumido como uma melhora nos países desenvolvidos ( USA, Japão e timidamente a Europa) e uma piora dos emergentes (China e seus dependentes), mas nada de muito animador ou desanimador.

Em relação aos mercados, eu deixei as minhas recomendações dos principais mercados que acompanho e após verificar a suas evoluções escolhi comentar hoje, o euro. No post plano-de-férias publiquei o gráfico abaixo com os comentários a seguir.

 ...Por outro lado se "aguentar" 1,28/1,27 a moeda única pode preparar uma surpresa para todo pessoal que está vendido, que não são poucos, e subir (2)... Naquele momento eu acreditava que a moeda única estava pronta para uma queda, porém fiquei desconfiado pelo excesso de recomendações de venda e imaginei que, ao invés de cair poderia surpreender subindo, pegando os vendidos de calças curtas! E foi o aconteceu, veja a seguir como evoluiu neste período num gráfico mais focado no curto prazo.


Ao tocar no intervalo 1,28/1,27, percebeu que iria "fritar", subindo para aos níveis atuais. Realmente nada mais me surpreende no euro, como venho repetindo incansavelmente, enquanto estiver corrigindo, tudo é possível. Como as cobras, um réptil que eu detesto para dizer pouco, sempre prepara um bote traiçoeiro.

Bem, como fica daqui em diante? Nada muda, não me atrevo nem a comprar nem a vender, e no curto prazo pode voltar a cair e romper o nível de "fritura" Hahahahah.... ou ultrapassar 1,37. Neste momento ela se encontra na terra de ninguém.

O SP500 fechou a 1.685, com queda de 0,37%; o real a R$ 2,2685, com alta de 0,53%; o euro a 1,3262, sem variação e o ouro a US$ 1.326, com queda de 0,48%.
Fique ligado!

Comentários