Samba do Crioulo Doido

Fui buscar a origem da frase Samba_do_Crioulo_Doido, usada para se referir a situações sem nexo. Ao contrário do que eu esperava, as manifestações continuam ganhando destaques diários. Em conversa com meu filho que cursa Ciências Sociais, buscamos mapear alguns pontos que merecem uma atenção maior:
1) As manifestações não tem um líder e depois que o preço dos ônibus foram reduzidos na marra, demandas de vários grupos surgem sobre assuntos diversos, até os índios reivindicam do governo.
2) Desorganização pode gerar terror, diferente do poder que gera força, ou seja, aumentam as chances de algo mais sério na área institucional.
Não é para menos que a Presidenta realizou uma reunião de urgência com seus Ministros, afinal ela já esteve do outro lado quando era jovem. É o samba do crioulo doido que ao invés de musica, tem barulho de bombas!

Ordens de stop loss foram executadas ontem em todos os mercados e atingiram vários ativos ao redor do globo, nestas situações sempre é preciso uma explicação que neste caso recaem sobre o FED. Eu ainda insisto na minha visão que nada de muito diferente do esperado foi anunciado.
Vou apresentar alguns dados para justificar meu ponto de vista começando com uma pesquisa com vários economistas, efetuadas pelo Wall Street Journal, sobre a taxa de juros de 10 anos dos títulos americanos e os juros de curto prazo.

Vejam como as expectativas são díspares, porém a maioria acredita nas projeções do FED.


Agora vamos avaliar como as projeções pela autoridade americana do PIB se comportou em relação ao ocorrido.


Para compreender, as barras sólidas correspondem ao que efetivamente aconteceu e as linhas coloridas são as projeções feitas pelo FED com suas atualizações periódicas, notem também que sempre é publicado uma projeção para dois anos à frente. A conclusão é que ouve um excesso de otimismo que não se concretizou, e nos últimos anos o crescimento manteve-se ao redor de 2%.

Vejamos agora as informações sobre o emprego.


Para esta variável, havia uma expectativa de que a taxa de desemprego caísse mais rápido do que ocorreu e recentemente apresenta uma tendencia lenta de declínio.

E por último os dados da inflação.


Em 2011 o FED subestimou significativamente a inflação. Entretanto, em 2012 as projeções e a realidade ficaram mais ou menos alinhadas, já em 2013, o desvio entre as expectativas e a realidade mais uma vez destoaram ocasionada pela crescente pressão deflacionária, fazendo com que a inflação corrente e as projeções caíssem expressivamente.

Com o FED empenhado em continuar seu programa de compra de ativos (QE), e implantação de metas e desempenho específicos, a questão da eficácia é grande. Bernanke tem sido bastante vocal ao longo do último ano em que o estímulo monetário não é uma panaceia, tem limites. A realidade é que esta política pode ter encontrado os limites de sua eficácia com a queda dos lucros, os dados econômicos piorando e o desemprego permanece elevado, colocando a ameaça da deflação e de uma possível recessão.

Resumindo, diferente de nosso Ministro Guido Mantega, que anunciou outro dia que o Governo tem ..." muita bala na agulha"... não parece ser o caso do Bernanke, talvez a única semelhança entre ambos é que o final de seus mandatos estão próximos, mas de formas diferentes! Não preciso explicar porque, certo? Hahahah.....

Lembra alguém?

O SP500 fechou a 1.592, com alta de 0,27%; o real a R$ 2,2430, com queda de 0,67%; o euro a 1,3125, com baixa de 0,70%; e o ouro a US$ 1.293, com alta de 1,22%.
Fique ligado!


Comentários