Os americanos estão na torcida

- David, chega de futebol!
Hahahah... hoje eu te peguei! O assunto parece futebol mas não é, vou comentar sobre o consumidor americano e como ele vem reagindo nos últimos anos. Nós sabemos que os yankees adoram uma "comprinha" , foram incentivados pelos Governos Republicanos a esta atitude, e por causa disso é um dos países que tem a maior parcela do PIB proveniente do consumo em 70%.

O Instituto Gallup realiza uma pesquisa de intenção de compras e vem apontando uma melhora neste ano, entretanto isto é o que os pesquisados "dizem", por outro lado o acompanhamento das vendas reais do comércio, o que eles "fazem", apontam uma atitude diversa como pode-se verificar no gráfico abaixo.


Os salários estão num processo declinante há muito tempo e todo o crescimento destes últimos anos foi possível através do aumento do crédito.


Uma outra fonte usada para a "orgia" aquisitiva dos americanos, foi conseguida pela diminuição de suas poupanças, uma vez que psicologicamente com a valorização das bolsas e imóveis se sentem mais "ricos" e propensos a consumir.


Por outro lado historicamente a correlação entre a confiança do consumidor e as vendas são grandes, mas como não estamos em situação "normal", isto pode estar mudando.


Os últimos dados econômicos não são muito convincentes e muito mais fracos que o apontado nas pesquisas de consumo, e parece que não é esperado um crescimento robusto para o futuro. O sentimento está sendo influenciado fortemente pelos preços inflados dos ativos. O problema é que o sentimento pode alterar rapidamente e tornar-se negativo com alguma crise que, por ventura aconteça. Resumindo, por enquanto a melhora está baseada na torcida e torcida não ganha jogo! 

Para terminar, e invertendo a ordem do post de hoje por conta da intervenção do "nosso amigo" antes que eu começasse a escrever, vamos ver se nossa seleção apresenta um bom futebol ou vamos também ter que ficar na torcida! Hahahahah.....

O SP500 fechou a 1.626, com baixa de 0,59%; o real a R$ 2,1465, com alta de 1,18%; o euro a 1,3347, com baixa de 0,20% e o ouro a US$ 1.389, com alta de 0,32%.
Fique ligado!

Comentários