Manifestações: A nova mania nacional

Ao assistir o jornal matutino, chamou minha atenção a quantidade de manifestações que se realizaram neste final de semana, nas mais variadas cidades e por razões diversas. O que mais me surpreendeu foi um grupo de crianças em frente ao Palácio do Planalto acompanhadas pelos seus país, que pintavam a bandeira nacional. Ao ser entrevistada pelo repórter, uma menina de uns 6 a 7 anos disse o porque estava lá ..."contra a corrupção, mais escolas e saúde"...foi bem treinada. Mas de que adianta todo este esforço? Acredito que não muito, a não ser gerar dispersão e frustração, uma vez que é impossível satisfazer a Gregos e Troianos!

Como comentei no post samba-do-crioulo-doido o risco maior é de uma desorganização gerar violência, e já se nota que os assaltantes estão aproveitando este direcionamento de foco da polícia e intensificando o número de assaltos, nada bom! E para terminar, achei uma falta total de visão por parte do PT ao propor a volta do Lula para as eleições do próximo ano, será que eles não entenderam o recado das ruas, mudança!

Lei_de_Murphy parece se encaixar bem a situação atual, não bastasse os problemas internos, lá fora as coisas não andam bem para os emergentes e ondas de stress tem vindo da China. Esta noite a bolsa caiu 5,3%, depois que o BC Chinês publicou uma nota em seu site cujo teor para os bancos pode ser resumido em "se vira". Em todo caso as taxas de juros no interbancário que estavam muito pressionadas cederam na sexta-feira e hoje, mas ainda estão em níveis elevados.

Na semana passada foram publicados os dados cambiais do Brasil e o déficit acumulado em 12 meses atingiu a marca recorde de US$ 73,0 bilhões ( 3,2% do PIB), o principal culpado é a piora em nossa balança comercial que anteriormente apresentava superavit elevado e hoje pequeno. Como pode-se verificar nos gráficos, o investimento externo continua sendo uma fonte importante de financiamento e não foi afetado pelos últimos acontecimentos, ocasionando um honroso zero a zero no balanço de pagamentos, ou seja, o BC não precisou vender suas reservas, ainda!


David, agora que você se meteu a ser cientista político perdeu o foco, onde está o pragmatismo de: É para comprar ou para vender?
Será que você tem razão? vou pensar. Eu já pretendia comentar sobre o real, pois talvez é o ativo que mais mexe com meus leitores neste momento, recentemente no post atrás-das-cortinas, eu sugeri que o dólar poderia passar por uma correção ate R$ 2,10/R$ 2,15 que até o momento não aconteceu. A seguir está a ilustração do que eu espero.

- David, eu não entendo, como você chega a conclusão que é este o caminho?
Hahahaha... eu não sou adivinho, se é isso que você quis deixar implícito! Eu uso minhas ferramentas técnicas que me fornecem, com uma certa probabilidade, o que pode ocorrer. Neste caso, minha previsão é baseada em 2 pontos, primeiro que está acontecendo uma divergência nos osciladores e quando isso acontece é provável uma retração e não seria esperado, do ponto de vista técnico, o real ir direto ao seu target de R$ 2,36/R$ 2,40. 

Vou propor uma manifestação contra a alta do dólar e convidar o nosso BC para acompanhar, assim ele não precisa gastar tanta munição. Acho que tive uma ideia melhor, posso convidar os mexicanos, argentinos, turcos, australianos, e etc... com seus respectivos BC's para fazer um manifestação global contra a interrupção dos helicópteros do Bernanke, que tal? Hahahahah.... 

O SP500 fechou a 1.573, com queda de 1,21%; o real a R$ 2,2294, com queda de 0,60; o euro a 1,3124, sem variação e o ouro a US$ 1.282, com queda de 1,09%.
Fique ligado!

Comentários